Curta você também
Geral
Palmeira é o 6º município com a maior produção de tabaco no estado
Os municípios da região dos Campos Gerais são destaque nacional no plantio de tabaco, com alguns entre os maiores produtores de fumo do Brasil. Segundo dados da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) Canguçu, no sul do Rio Grande do Sul, ocupou a liderança, na última safra, do ranking de maiores produtores de tabaco, com a produção de 16,6 mil toneladas, seguido de São Lourenço do Sul e Venâncio Aires. No Estado do Paraná, o município líder na produção é Rio Azul, décimo maior do sul do aís. Porém na sequência, aparecem seis municípios dos Campos Gerais, totalizando oito entre os 10 maiores produtores do Estado.
Líder
O líder regional é São João do Triunfo, cuja produção atingiu a marca de 9.041 toneladas, 12º no ranking do Sul do Brasil. Este número foi obtido junto aos 2.216 produtores no município. Na sequência aparecem Prudentópolis, com uma produção de 6.963 toneladas, Ipiranga (6.295 t), Irati (5.717 t), Imbituva (5.640 t) e Palmeira (5.406 t).
Cultura
Atualmente, a cultura está presente em 574 dos 1.191 municípios do Sul do Brasil, envolvendo 144.320 famílias e, aproximadamente, 576 mil pessoas no meio rural. De acordo com dados da safra 2015/2016, os 293 mil hectares plantados renderam 539 mil toneladas produzidas e R$ 5,2 bilhões aos produtores. Para o presidente do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), Iro Schünke, a produção de tabaco faz parte da tradição destes municípios, além de ser a cultura fundamental nos aspectos sociais e econômicos. “O tabaco continua sendo referência de qualidade de vida e de renda para a agricultura familiar e a qualidade do produto segue sendo reconhecida pelos importadores”, avalia.