Curta você também
Geral
Palmeira solicita adesão ao Território Centro-Sul
Na terça-feira (9) o Diretor do Departamento de Agricultura e Abastecimento, Nilton Wendler, esteve em Irati, na reunião do território Centro-Sul, onde fez a entrega da documentação necessária para solicitar que Palmeira seja aderida ao Território Centro-Sul do Paraná. A importância de estar inserido em um território é a possibilidade de buscar ações conjuntas para solução de problemas comuns. A aprovação do município no território tem que passar ainda pela aprovação da Diretoria Executiva.
Atualmente fazem parte do Território Centro Sul, 12 municípios: Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Imbituva, Inacio Martins, Irati; Mallet, Prudentópolis, Rebouças e Rio Azul, que pertencem a Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná (AMCESPAR), e Ipiranga e Ivaí, pertencentes à Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG).
Para fazer parte de um território, o município deve ter espaço físico geograficamente definido e não necessariamente contínuo, caracterizado por critérios multidimensionais tais como ambiente, economia, sociedade, cultura, política e as instituições, além de população com grupos sociais relativamente distintos mas que se relacionam interna e externamente por meio de processos específicos, onde se podem distinguir um ou mais elementos que indicam identidade e coesão, seja social, cultural ou territorial.
Além de Wendler, também estiveram na comitiva de Palmeira Deoclesio Bordinhão, presidente do Coderp, Eliane, representando a Cooperativa da Agricultura Familiar, Roselaine Barausse, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, e Vilmar Agostinho Sergik, membro do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.