Curta você também
Educação
Pacto pela Alfabetização tem participação de 90 professoras
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa contou com a participação de 90 professoras do município de Palmeira na modalidade Língua Portuguesa, com atividades realizadas durante 120 horas, alternando situações de estudos teóricos, troca de experiências, elaboração e execução de planejamentos, confecção de jogos, sempre com o objetivo de dar suporte aos professores alfabetizadores.
As participantes foram divididas nas turmas de 10, 20 e 30 anos, sob a coordenação de Dirlene Aparecida Delfrate e das orientadoras de estudos Soraya Comin, Jaqueline Czelusniak e Maris Stela Capraro, todas da Secretaria de Educação.
A programação do ano será encerrada neste mês de novembro, com a realização nos dias 12 e 19 do 1º Seminário Municipal de Seqüências Didáticas. Este encontro será aberto a toda comunidade palmeirense e tem como principal objetivo a socialização das atividades planejadas e executadas ao longo do ano.
O Pacto
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um acordo formal assumido pelo governo federal e o município de Palmeira para firmar o compromisso de alfabetizar todas as crianças até, no máximo, 8 anos de idade, ao final do ciclo de alfabetização.
As ações do Pacto apóiam-se em quatro eixos de atuação: formação continuada presencial para os professores alfabetizadores; materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico, jogos e tecnologias educacionais; avaliações sistemáticas; e gestão, controle social e mobilização.