Geral

Notícia publicada sexta-feira 29 julho 2016

Morre o casal Anna Janzen Pauls e Peter Pauls, fundador da AMB

Gostou, compartilhe

Faleceu na sexta-feira (22), aos 83 anos, Peter Pauls, fundador da Associação Menonita Beneficente (AMB). Na última quinta-feira (28), com 82 anos, Anna Janzen Pauls, esposa de Peter, também entrou em óbito.

Pauls foi condecorado cidadão honorário de Palmeira através da Lei nº 2.477 de 14 de junho de 2006 devido aos relevantes serviços prestados ao município através do bem comum, da solidariedade e dos valores religiosos.

Em 2008, Peter Pauls foi homenageado no Congresso Nacional, pelo ex-deputado federal Max Rosenmann, e descrito como uma “daquelas pessoas iluminadas que soube colocar o seu talento a serviço da coletividade. Uma pessoa notável, solidária, realmente exemplar, de que tanto necessitamos neste País para exemplo de conduta e de apoio à comunidade. Contando com a parceria inestimável dos amigos, dedicou toda a sua vida a aliviar a pobreza nas localidades, ajudar as pessoas carentes, para que elas tivessem a possibilidade de ter uma vida melhor e mais digna”, disse o político.
Peter Pauls, filho de Peter e Ana Pauls, tinha outros 10 irmãos e era o mais velho. Ele morava em Ibirama (SC) e aos 15 anos saiu de casa para estudar com o intuito de, alguns anos depois, retornar a sua comunidade para ensinar seus irmãos e outros jovens. Após passar seis anos em um seminário no Rio Grande do Sul, retornou e cumpriu sua obrigação.

Já em Witmarsum, no final dos anos 50, Peter tornou-se professor e lecionou em salas de aulas adaptadas, para alunos que faziam sacrifícios para poder chegar aos locais de estudo. Ele formou-se em letras germânicas pela Universidade Católica do Paraná, em Curitiba e desde então realizou diversas atividades pedagógicas, intelectuais e de serviço social.

Pauls foi o criador do ginásio, em 1960, e do segundo grau, em 1975, em Witmarsum. Era professor de várias matérias, auxiliado por outros profissionais de Curitiba, Ponta Grossa e Palmeira.  Esteve dezenas de vezes na Alemanha, para realizar estudos e pesquisas, e proferiu palestras nos Estados Unidos e no Canadá. Ele também lançou um livro em alemão, no qual conta a história de Witmarsum, além de outras cinco obras, as quais abordavam a trajetória dos menonitas. Peter também foi o autor de vários artigos e reportagens sobre temas brasileiros para jornais da Alemanha, Canadá e Brasil.

Em 19 de agosto de 1988, fundou a AMB com a intenção de diminuir as necessidades materiais e espirituais das pessoas. A entidade religiosa é sustentada por doações, sem fins lucrativos. Em todos os projetos desenvolvidos pela organização, a divulgação dos valores religiosos é utilizada como “motor” para a restauração econômica e social de pessoas de todos os cantos do País.

A AMB auxilia famílias e crianças por meio de apadrinhamentos, promove cursos de artesanato e seminários onde as pessoas podem aprender sobre questões essenciais, como higiene, saúde, responsabilidade e educação, além de oferecer bolsas de estudo para que jovens que vêm de famílias humildes tenham a chance de ter uma boa formação.

Nesses projetos, além da ajuda emergencial e momentânea, a entidade promove a distribuição de roupas e alimentos, construção de casas e atendimento aos doentes, e também a ajuda que tem seus efeitos no longo prazo.