Curta você também
Geral
Maio apresenta saldo negativo de 123 postos de trabalho em Palmeira
O mês de maio trouxe uma notícia nada agradável para o mercado de trabalho em Palmeira. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados na sexta-feira (21) pelo Ministério do Trabalho e Emprego, o mês teve saldo negativo de 123 postos de trabalho com carteira assinada. O setor que mais colaborou para o saldo negativo de empregos é o da indústria, que promoveu 274 demissões e contratou apenas 122 trabalhadores, respondendo sozinho por menos 152 vagas de emprego formal em maio.
Em escala bem menor do que o setor da indústria, os setores de extrativismo mineral e de serviços também registraram saldos negativos no mês. O primeiro demitiu dois funcionários e não realizou contratações, fechando o mês com saldo negativo de duas vagas. O segundo desligou 78 trabalhadores e contratou 59, resultando em menos 19 postos de trabalho em maio.
O setor da agropecuária teve o desempenho mais positivo. Foram efetuadas 55 contratações e 29 demissões de trabalhadores do setor, o que proporcionou o maior saldo positivo entre todos os setores, com 26 novos postos de trabalho abertos no município. Da mesma forma, o setor da construção civil abriu 14 empregos formais em maio, resultantes de 16 admissões e duas demissões de funcionários. O comércio também teve desempenho positivo, com 89 contratações e 79 demissões, totalizando 10 novos postos de trabalho.
O saldo negativo de Palmeira no ano de 2013 aumentou, sendo agora de 407. Ao todo, 1.768 trabalhadores foram contratados, enquanto 2.193 foram demitidos.