Curta você também
Geral
Limpeza do rio Iguaçu acontece no dia 14 de setembro em Porto Amazonas
Está programada para o dia 14 de setembro a limpeza do Rio Iguaçu, em Porto Amazonas. Regularmente a ação é feita em um trecho que varia de 11 a 22 km, e normalmente são retirados cerca de 300 quilos de material inorgânico das margens e do leito do rio.
A ação oferece grandes benefícios para o município, pois a quantidade de lixo tem diminuído a cada ano e normalmente pouco material é coletado na margem do rio. Grande parte do lixo é recolhido no leito do rio, demonstrando que o material tem vindo de municípios acima de Porto Amazonas. Nos locais com grande concentração de pescadores foram colocados sacos de lixo para que o mesmo não seja queimado ou lançado no Iguaçu.
Todo o material coletado é destinado para a Associação de Recicladores de Porto Amazonas (ARPA), que faz a triagem e destinada adequadamente os dejetos para aterro sanitário. O que pode ser reciclado é vendido e o lucro é dividido entre os associados.
O projeto é uma iniciativa da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), Grupo Ambientalista Rio Iguaçu (GARI), e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Porto Amazonas, através da Divisão do Meio Ambiente. O apoio do governo municipal é através da alimentação para os participantes, material de apoio para a limpeza (sacos de lixo, luvas de borracha, caminhão para transporte do material, gasolina para os barcos).
O rio Iguaçu não abastece Porto Amazonas, porém é muito importante para o município, pois muitas pessoas se alimentam dos peixes que o rio fornece e quase toda a história da cidade está ligada ao Iguaçu.
Voluntários com interesse me participar da Limpeza do Rio Iguaçu podem realizar as inscrições ou obter informações através do telefone (42) 3256-1503, ou na Divisão do Meio Ambiente.