Geral

Notícia publicada segunda-feira 18 setembro 2023

Liberação do 5G: parabólica tradicional deve ser substituída

Gostou, compartilhe

No último dia  (13), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) autorizou a implantação do 5G em mais 212 novas cidades brasileiras, sendo 110 delas paranaenses. A partir desse anúncio, as operadoras de internet que atuam nessas localidades podem solicitar ativação da tecnologia ultrarrápida.

Com a nova leva de cidades, serão 2.024 municípios brasileiros com autorização para ativação do 5G – 239 deles no Paraná. A notícia positiva também traz um alerta para os usuários da parabólica tradicional que moram nesses municípios: é preciso atualizar o equipamento para o modelo digital.

A substituição é necessária porque, em breve, a parabólica tradicional – que utiliza a Banda C para transmitir a programação – vai deixar de funcionar, e os canais vão migrar para a Banda Ku, utilizada pela nova parabólica digital. Antes mesmo de o sinal parar de ser transmitido, quando a quinta geração de internet móvel for ativada na região, os usuários do equipamento podem perceber interferências, como chiados, chuviscos e até perda de acesso a alguns canais. Isso acontece porque o 5G também chega à população através da Banda C.

Leandro Guerra, presidente da Siga Antenado, entidade responsável por apoiar a população durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais (banda C) para as parabólicas digitais (banda Ku), explica que o novo equipamento tem inúmeras vantagens em relação ao modelo tradicional. “Os benefícios mais visíveis da nova tecnologia são novos canais, programação regional e melhor qualidade de imagem e de som. Mas é importante lembrar que, em breve, a parabólica tradicional deixará de funcionar. Então, quanto antes fizer a troca, mais cedo poderá aproveitar os benefícios da nova parabólica digital”.

Famílias de baixa renda inscritas no CadÚnico do Governo Federal e que utilizam a parabólica tradicional para assistir à TV têm direito à instalação gratuita da nova parabólica digital.  Para saber se tem direito e se o agendamento está aberto na sua cidade, o interessado deve acessar o site sigaantenado.com.br ou ligar para 0800 729 2404, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 16h, com o CPF ou NIS em mãos.

SIGA ANTENADO

A Siga Antenado é uma instituição não governamental criada por determinação da Anatel. Sem fins lucrativos, a entidade é a responsável por apoiar a população de menor renda durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais (Banda C) para o sinal das parabólicas digitais (Banda Ku).

Cidades com agendamento aberto no Paraná na quarta fase do programa:

Altamira do Paraná, Alto Paraná, Anahy, Antonina, Antônio Olinto, Arapoti, Barbosa Ferraz, Bituruna, Boa Esperança do Iguaçu, Boa Ventura de São Roque, Borrazópolis, Cambará, Campina da Lagoa, Campina do Simão, Cândido de Abreu, Candói, Cantagalo, Capanema, Capitão Leônidas Marques, Castro, Céu Azul, Cruz Machado, Cruzeiro do Iguaçu, Cruzeiro do Sul, Cruzmaltina, Curiúva, Diamante do Sul, Diamante D’Oeste, Engenheiro Beltrão, Espigão Alto do Iguaçu, Faxinal, Fênix, Fernandes Pinheiro, Figueira, Floraí, Formosa do Oeste, Foz do Jordão, General Carneiro, Goioxim, Guamiranga, Guaraniaçu, Guaraqueçaba, Ibema,  Iguatu, Imbaú, Imbituva, Inácio Martins, Iracema do Oeste, Irati, Itaguajé, Ivaí, Jaguariaíva, Japurá, Jardim Olinda, Jesuítas, Jussara, Leópolis, Mallet, Maripá, Marquinho, Matelândia, Medianeira, Missal, Nova Aurora, Nova Cantu, Nova Esperança, Nova Laranjeiras, Nova Prata do Iguaçu, Ouro Verde do Oeste, Palmeira, Paranaguá, Paranapoema, Pato Branco, Paula Freitas, Paulo Frontin, Peabiru, Piraí do Sul, Planalto, Porto Vitória, Presidente Castelo Branco, Prudentópolis, Quarto Centenário, Quinta do Sol, Ramilândia, Rancho Alegre D’Oeste, Realeza, Rebouças, Reserva, Reserva do Iguaçu, Rio Azul, Salto do Lontra, Santa Helena, Santa Izabel do Oeste, Santa Maria do Oeste, São Carlos do Ivaí, São João do Ivaí, São João do Triunfo, São Jorge do Ivaí, São Jorge d’Oeste, São Mateus do Sul, São Pedro do Iguaçu, São Tomé, Sapopema, Sengés, Serranópolis do Iguaçu, Terra Boa, Toledo, Três Barras do Paraná, Turvo, Ubiratã, Umuarama, União da Vitória, Ventania, Vera Cruz do Oeste, Virmond.

 Foto: Divulgação