Curta você também
Geral
Inverno começa com previsão de falta de frio, segundo a Climatempo
Inevitavelmente, as pessoas sempre olham para trás e tentam adivinhar o futuro. No entanto, o frio intenso do último inverno no Hemisfério Norte e o nosso último verão extremamente quente, em nada representarão o inverno que começou no sábado (21) no Hemisfério Sul. Estamos com um evento fraco de El Niño em formação e isso será o suficiente para mexer com as condições do nosso inverno, que terá pouco frio e chuva intensa na região Sul do Brasil.
Sob o ponto de vista médio, a chuva continuará escassa na maior parte do Brasil, como é normal nesta época do ano. Por outro lado, a chuva que já é em média abundante no Sul deve ser potencializada pelo novo fenômeno em formação. De forma geral, faltará frio neste ano, como é normal em anos de El Niño.
De forma geral, teremos tempo seco na maior parte do país, como é normal. Já no Sul, a presença de um possível El Niño deve potencializar os eventos de chuva intensa. Nesta região, espera-se por vários eventos de tempo severo, mas em média teremos menos frio do que o normal – em nada parecido com o último inverno. As massas polares serão poucas neste inverno e os raros eventos de frio neste ano serão rápidos.
Julho à Setembro
Julho – As frentes frias ficam bloqueadas sobre o Sul do país e provocam bastante chuva ao longo do mês. O tempo fica seco na maior parte do Brasil, com temperatura mais alta do que o normal. Se por um lado devemos ter eventos de enchente no Sul, a umidade relativa do ar ficará baixa na maior parte do Brasil, com vários eventos extremos (URA abaixo de 20%) no Centro-Oeste e no interior do Sudeste e do Nordeste.
Agosto – O tempo continua seco na maior parte do Brasil. As queimadas devem se espalhar pelo país e teremos vários dias com umidade relativa do ar abaixo de 20% no Brasil Central. As frentes frias continuam bloqueadas pelo Sul e a atuação das massas polares será fraca neste mês. Expectativa de muitos dias com tempo severo na região Sul.
Setembro – A umidade começa a se espelhar sobre o Brasil durante a segunda quinzena de setembro e as primeiras pancadas de chuva retornam ao cerrado. Isso é um indício de que podemos ter o retorno da estação chuvosa no momento certo, afastando o fantasma da seca sobre os grandes reservatórios hidrelétricos do país. A chuva diminui no Sul do país. A temperatura fica elevada em quase todo o Brasil.
Alerta
Faltará frio neste ano. El Niño em formação ao longo do inverno mantém o risco de chuva forte e volumosa sobre o Sul do País. Devemos ter uma temporada seca e mais quente do que o normal, aumentando o risco de proliferação de queimadas no cerrado.
O inverno termina oficialmente às 23:29 do dia 22 de setembro.