Curta você também
Geral
Inaugurada sede do comando regional da Polícia Militar em Ponta Grossa
O governador em exercício Flávio Arns inaugurou nesta segunda feira (29) a sede do 4º Comando Regional da Polícia Militar em Ponta Grossa, responsável pelo policiamento de 70 municípios, incluindo Palmeira, Porto Amazonas e São João do Triunfo, com aproximadamente 1,7 milhão de habitantes e área total equivalente a 33% do Paraná. Na mesma solenidade, o secretário de Estado da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida Cesar, deu posse à nova diretoria do Conselho Comunitário de Segurança de Ponta Grossa (Conseg) e entregou duas viaturas para o Instituto Médico Legal (IML) do município.
Arns explicou que o Paraná Seguro, lançado há duas semanas pelo governador Beto Richa, prevê ações de curto, médio e longo prazos, mas que todas estão previstas para serem implantadas neste governo. “O governo já está contratando mais policiais, investindo em infraestrutura e no fornecimento dos módulos móveis de segurança”, afirmou.
Arns destacou a importância da participação da comunidade nas ações do governo e disse que investimentos em outras áreas também terão repercussão na melhoria da segurança dos paranaenses. “As políticas do governo em áreas como educação, habitação e saúde interferem diretamente na segurança”, disse.
Comando
O tenente-coronel Marco Aurélio Paredes Czerwonka assumiu o comando do 4º Comando Regional da Policia Militar, com sede em Ponta Grossa. Criado pelo Decreto 8532, de 14 de outubro de 2010, o 4º CRPM tem como responsabilidade o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública em 70 municípios. “O sucesso baseia-se no trabalho de cada militar”, disse.
O CRPM atuará no comando e supervisão das seguintes unidades subordinadas: 1º Batalhão de Polícia Militar (Ponta Grossa), 16º Batalhão de Polícia Militar (Guarapuava), 1ª Companhia Independente de Polícia Militar (Lapa), 2ª Companhia Independente de Polícia Militar (União da Vitória), 3ª Companhia Independente de Polícia Militar (Telêmaco Borba) e 8ª Companhia Independente de Polícia Militar (Irati).
Participaram da solenidade o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marcos Teodoro Scheremeta, o deputado federal Sandro Alex e o deputado estadual Plauto Miró Guimarães.