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Ideb 2011 de Palmeira tem queda na avaliação no comparativo com os resultados de 2009
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2011 teve seus resultados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) na terça-feira (14), em Brasília. Para o município de Palmeira, a notícia é ruim porque houve queda no índice de avaliação de desempenho tantos das séries iniciais – até o 5º ano – como das séries finais – do 6º ao 9º ano – na comparação com os resultados obtidos no último levantamento, relativo ao ano de 2009.
A avaliação das séries iniciais da educação básica, que em Palmeira são ofertadas pela rede municipal, o Ideb obtido em 2011 foi de 5,0, quando o índice anterior, de 2009, era de 5,3. Isto representa praticamente um retorno ao patamar de 2007, que foi de 4,9. Além do mais, o índice previsto para ser atingido em 2011, de 5,3, não foi alcançado.
Já a avaliação das séries finais da educação básica em 2011, da mesma forma que as iniciais, apresentou redução no comparativo com o resultado de 2009. O Ideb desta faixa baixou de 4,9 para 4,8 no ano passado. Apesar da redução, o índice superou a meta projetada de 4,5.
A próxima avaliação do Ideb será realizada em 2013 e divulgada em 2014. Até lá, segundo as metas projetadas pelo MEC, no município de Palmeira devem ser atingidos os índices 5,6 para as séries iniciais e 4,9 para as séries finais da educação básica. Já na avaliação de 2015, as metas projetadas são de 5,9 e 5,3, respectivamente.
Entenda o Ideb
O Ideb é calculado a partir da taxa de aprovação e do desempenho dos alunos na Prova Brasil, avaliação aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) a cada dois anos. Com base nessas informações, são atribuídas notas para cada escola pública do país, assim como para as redes de ensino e para os municípios e os estados. Cada escola, prefeitura e governo estadual tem uma meta que deve ser atingida de dois em dois anos.
O indicador atribui uma nota diferente para três etapas da educação básica: anos iniciais do ensino fundamental (1° ao 5º ano), anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e ensino médio. Se nos anos iniciais houve crescimento de 0,4 ponto, nos anos finais a melhora é mais lenta – a nota passou de 4 pontos em 2009 para 4,1 em 2011. No caso do ensino médio, a situação é mais grave: na média nacional, a meta de 3,7 pontos foi atingida, mas nove estados pioraram seu desempenho em relação a 2009.
O objetivo do Ideb é fomentar a melhoria da qualidade do ensino para que o país atinja a nota 6 para as séries iniciais do ensino fundamental até 2022, bicentenário da Independência. Em 2005, o Ideb aferido para os anos iniciais foi 3,8. Em 2007, subiu para 4,2, em 2009, para 4,6, e agora chegou aos 5 pontos. Em todas as edições, as médias nacionais superaram as metas estabelecidas para o período.