Geral

Notícia publicada quarta-feira 25 abril 2012

Hospital Regional de Ponta Grossa será transformado em Hospital Universitário

Gostou, compartilhe

O Hospital Regional de Ponta Grossa deve ser transformado em Hospital Universitário, de acordo com decisão tomada na segunda-feira (23), em reunião entre representantes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e da Secretaria de Estado da Saúde. O hospital já tem aporte para ser um hospital universitário e servir como escola para os acadêmicos dos cursos de Medicina e Enfermagem da instituição.

A mudança em definitivo depende ainda de questões jurídicas e a a transferência do hospital para a UEPG também só poderá ser efetivada quando forem resolvidas questões técnicas que estão pendentes. O hospital terá a gestão da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Ensino Superior, mas irá continuar dentro da estrutura de saúde do governo do Estado e todos os orçamentos serão da Secretaria de Saúde.

O reitor da UEPG, João Carlos Gomes, disse que a decisão foi boa para a universidade e para o governo do Estado. “Foi um trabalho muito analisado pela comissão de representantes. Agora nós vamos concretizar o projeto de transformá-lo em um hospital universitário para os cursos de medicina e enfermagem”. Gomes afirma aguardar que a transferência aconteça ainda este ano.

Desde 2011, um grupo de trabalho estuda a possibilidade de transformação do Hospital Regional de Ponta Grossa em Hospital Universitário dos Campos Gerais, ligado à UEPG. Edital instituindo o grupo de trabalho foi publicado no início de agosto do ano passado, em Diário Oficial do Estado. No Paraná, a Universidade Estadual de Londrina, Universidade Estadual de Maringá e Universidade Estadual do Oeste do Paraná já possuem hospitais universitários.