Curta você também
Geral
“Guerra do Contestado” é atração teatral no próximo dia 27
Milhares de mortos em um conflito que aconteceu entre 1912 e 1916, na divisa entre os estados do Paraná e Santa Catarina, com cunho religioso e defesa pela posse de terras, a peça “Guerra do Contestado” é atração em Palmeira no dia 27 de setembro, às 20 horas, no Cine Teatro Municipal. Texto e direção do espetáculo são do palmeirense João Luiz Fiani, radicado em Curitiba e com vasto currículo no teatro paranaense.
“Em 2012 a Guerra do Contestado completou cem anos, e está se tornando um capítulo injustamente esquecido de nossa história. Vejo nessa montagem o teatro assumindo o seu papel social de mobilizador da cultura e da memória do povo”, comenta Fiani.
A peça de Fiani envereda para o musical e tem um elenco de 20 atores, entre eles veteranos dos palcos paranaenses como Rogério Bozza, Guilherme Osty e Lucy Merlin. A montagem conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura, através do programa Conta-Cultura e depois de cumprir temporada em Curitiba está circulando por todo o Paraná.
A primeira cidade a receber a caravana foi Toledo, no dia 19 de agosto. Ao todo 15 cidades serão visitadas, entre as quais: Telêmaco Borba, Lapa, Ponta Grossa, Palmeira, Castro, Rio Negro, União da Vitória, Maringá, Apucarana, Londrina, Cascavel entre outras que ainda aguardam confirmação.
Resistência
Incentivados por um líder religioso, o Monge José Maria, os camponeses iniciaram um movimento de resistência, inicialmente contra as desapropriações das áreas pelo governo tendo como beneficiária a empresa responsável pela construção da estrada de ferro São Paulo – Rio Grande. Posteriormente o conflito levou os caboclos a lutarem contra as forças militares e governamentais, tendo como objetivo o retorno da monarquia e a independência da região.