Curta você também
Geral
Governador visita Porto Amazonas e outros municípios atingidos pelas chuvas
O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), percorreu na segunda-feira (9) diversos municípios que sofreram danos e prejuízos devido às fortes chuvas dos últimos dias. Um dos municípios visitados pelo governador foi Porto Amazonas, onde ele chegou no final da tarde e manteve contato com autoridade locais e moradores.
Logo na chegada do helicóptero que transportava Richa e sua equipe, o prefeito de Porto Amazonas, Ademir Schuhli, relatou ao governador a situação do município. Richa, por sua vez, colocou a estrutura do Estado à disposição para auxiliar nos atendimentos necessários aos desabrigados pela chuva.
Após conversar com o prefeito, o governador conversou também com algumas pessoas que estavam próximas ao local, ocasião em que falou sobre as visitas que havia feito anteriormente aos demais municípios atingidos pelas chuvas, mostrando fotos que fez com seu telefone celular.
Depois da visita a Porto Amazonas, Richa retornou a Curitiba e anunciou, no início da note, que pelo menos 50 municípios também terão reconhecida a situação de emergência, inclusive Porto Amazonas e Curitiba. Pela manhã, o governador havia assinado decreto reconhecendo a situação de emergência em 77 municípios paranaenses, incluindo São João do Triunfo.
Ministro
O ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, reuniu-se com o governador Beto Richa, na segunda-feira (09), para discutir a situação dos municípios atingidos pelas fortes chuvas dos últimos dias. A reunião aconteceu no Palácio Iguaçu e, segundo o ministro, “o Ministério da Integração Nacional vai mobilizar outros órgãos federais para a ajuda necessária à população do Paraná. Essa é a fase da resposta, da urgência, que é seguida da fase de reconstrução”, salientou ele.
Duas aeronaves, segundo Teixeira, foram colocadas à disposição do Estado, desde domingo (8), para ajudar no resgate de pessoas e levar mantimentos principalmente em áreas de difícil acesso. O Ministério também está auxiliando o Dnit no trabalho de construção de algumas pontes provisórias para garantir o acesso à população. A primeira ação será o envio 1.700 kits dormitórios e R$ 140.386,00 para o Estado do Paraná, destinados para a compra de cestas de alimentos.