Destaques

Notícia publicada segunda-feira 16 abril 2012

Geração de empregos no mês de março tem primeiro saldo positivo do ano no município

Gostou, compartilhe

Segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do mês de março, divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego na segunda-feira (16), o primeiro saldo positivo de geração de empregos formais, com carteira assinada, no município de Palmeira foi obtido no mês passado, depois que em janeiro e fevereiro foram registrados números negativos. Com a admissão de 361 trabalhadores e desligamento de 297 durante o mês, março fechou com o saldo de 64 vagas de trabalho abertas em Palmeira.

No balanço de 2012, em janeiro foram desativados 60 vagas de emprego formal em Palmeira, enquanto em fevereiro o saldo negativo aumentou, chegando ao fechamento de 106 postos de trabalho. Agora, mesmo com a reação ocorrida em março, a geração de empregos no ano continua negativa em Palmeira. Com 1.042 contratações com carteira assinada durante o ano e 1.155 demissões efetivadas, o saldo do município em 2011 é de 113 postos de trabalho fechados. Porém, a tendência histórica aponta para aumento do saldo positivo, o que pode levar à reversão do quadro já nos próximos meses.

Dois setores foram responsáveis pelo resultado, com destaque para a indústria, que voltou a contratar mais do que demitir. Foram 161 admissões em março contra 116 desligamentos, resultando assim em 35 postos de emprego abertos pelo setor. No mesmo ritmo, o setor do comércio também teve saldo positivo, chegando a 30 novas vagas, resultantes de 87 contratações e 37 demissões durante o mês de março.

Dos oito setores que constam dos dados do Caged, apenas dois tiveram saldo negativo no último mês. O maior saldo negativo foi do setor da agropecuária, com cinco vagas fechadas, seguido da administração pública, que fechou quatro vagas no mês.

Histórico

Desde que os dados do Caged de Palmeira passaram a ser divulgados, a partir de 2007, o município de Palmeira jamais teve resultado negativo na geração de empregos no fechamento do ano. Em 2007, foram abertas 175 vagas de emprego formal; em 2008, o saldo positivo foi de 342 novos postos de trabalho abertos no município; no ano de 2009, uma pequena queda no saldo, que chegou a 288; já em 2010, foi atingido o recorde de vagas abertas, com  novas vagas abertas; e no ano passado o saldo fechou em 467 novos postos de trabalho abertos no município, segundo os dados do Caged.