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Notícia publicada terça-feira 14 agosto 2018

Gazeta de Palmeira serve de apoio para mestrado sobre a Colônia Cecília

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O professor de História de Ponta Grossa Rafael de Castro Mehret, de 30 anos formado pela UEPG em 2008, iniciou em agosto de 2016 o seu “Mestrado Profissional em Ensino de História”, com o término previsto para agosto deste ano. O objetivo principal da sua pesquisa foi investigar a “Ressignificação da Colônia Cecília através das publicações do Jornal Gazeta de Palmeira nos anos de 1990-1991 / 2003 e 2015/2016”.  Segundo Rafael, a escolha do tema se deu porque “a Colônia Cecília foi meu objeto de estudo desde a graduação e sempre me gerou muita curiosidade, principalmente pela sua singularidade ideológica que diferenciava de todas as outras comunidades de imigrantes que havia se instalado no Paraná”. E continuou, “hoje essa curiosidade foi direcionada para tentar perceber como a cidade de Palmeira compreende essa experiência e como ela utiliza a mesma em sua exploração histórica e turística. Em resumo, qual o lugar que a história e a memória da Colônia Cecília ocupam dentro da história da cidade de Palmeira”, disse.

A pesquisa

O trabalho se deu através das páginas do Jornal Gazeta de Palmeira entre os anos de 1990-1995 (período que incorpora o centenário da Colônia), 2003 (ano da formação da rota rural “Caminhos da Cecília”) e também entre os anos de 2015-2016 (período da inauguração oficial do Memorial da Colônia Cecília e da retomada do projeto da rota da Colônia), os quais foram selecionados devido a ligação com momentos específicos da história da Colônia Cecília, buscando e fotografando qualquer matéria do jornal que tivesse ligação com a Colônia Cecília, para a partir de então, buscar compreender como ela foi abordada em seu conteúdo e importância.
Nova abordagem

O programa de mestrado profissional possibilitou a Rafael fazer uma nova visita ao tema, agora com uma nova abordagem e, principalmente, com um objetivo de transformar a pesquisa em um material paradidático para auxiliar os interessados em seu trabalho nas escolas acerca do tema, contribuindo para a preservação e compreensão da relevância histórica da Colônia que vai além da exploração turística.

O material paradidático é voltado aos professores e alunos do Ensino Fundamental I, em especial o 5º ano para auxiliar no atendimento da Lei Municipal 2737 do ano de 2008 e sua preocupação em inserir a experiência anarquista como um componente curricular nas escolas municipais da cidade.

O professor Rafael Mehret realiza no final deste mês de agosto a defesa da sua dissertação da tese do mestrado em história sobre “Ressignificação da Colônia Cecília”.