Destaques

Notícia publicada quarta-feira 17 outubro 2012

Frota de veículos automotores em Palmeira aumenta em mais de 1 mil unidades este ano

Gostou, compartilhe

No mês de setembro, a frota de veículos emplacados no município de Palmeira chegou a 15.025 unidades, o que representa um crescimento de 140 unidades em relação às 14.885 da estatística do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) relativa ao mês de agosto. Já o aumento de veículos no ano de 2012, nos nove primeiros meses, foi de 1.030 novas unidades, uma vez que no fechamento do mês de dezembro de 2011 eram 13.995 os veículos emplacados no município.

O maior volume de veículos da frota de Palmeira é de automóveis, que são 8.337 unidades, ou pouco mais de 55% do total.  As motocicletas e motonetas, por seu lado, somam 2.921 unidades na frota do município, ou seja, pouco menos de 20% do número de veículos automotores emplacados em Palmeira. Logo em seguida aparecem as caminhonetes, seu totalizam 1.881 unidades, ou pouco mais de 12% do total de veículos.

O aumento constante da frota de veículos pode ser justificado pela facilidade de aquisição, com linhas de crédito disponíveis com juros mais baixos, atraente tanto para veículos novos como usados. Os veículos novos, por sinal, contam ainda com um incentivo a mais para o consumidor, que é a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), benefício que deve durar até o final deste mês de outubro.

Em contrapartida, o aumento da frota de veículos acarreta problemas no trânsito da cidade. Com mais automóveis, motocicletas e outros tipos de veículos circulando pelas ruas, o espaço disponível para eles fica cada vez mais reduzido. Isto tem provocado congestionamentos nas ruas centrais e escassez de vagas para estacionamento.