Curta você também
Agrícola
Feira de sementes crioulas reúne 3 mil agricultores familiares
Com a participação de cerca de 3 mil pessoas, aconteceu no último final de semana, entre sexta-feira (21) e domingo (23), em Bela Vista do Toldo (SC), a 13ª Feira Regional de Sementes Crioulas e da Agrobiodiversidade. Caravanas de agricultores familiares de 83 municípios de cinco estados marcaram presença no evento. De Palmeira, agricultores que integram o Grupo Coletivo Triunfo e o Sindicatos dos Trabalhadores Rurais estavam entre os participantes, além de estudantes do Colégio Agrícola Estadual Getúlio Vargas.
A edição deste ano da feira, segundo os organizadores, foi a maior de todas já realizadas na região. Durante os três dias de programação foram realizadas oficinas temáticas com os temas: sementes crioulas, legislação ambiental, bioconstruções, mulheres e juventude na agricultura familiar e artesanato.
O 1º Seminário Nacional de Troca de Experiências entre Entidades apresentou as ações desenvolvidas por 15 entidades distintas do setor, entre elas a Casa da Videira, entidade que tem atuação em Palmeira.
A feira de sementes crioulas, no domingo, teve a presença de 30 caravanas do Paraná e Santa Catarina, além do público local, com mais de 100 bancas expositoras mostrando a riqueza e valorização das sementes crioulas, artesanato e alimentos produzidos pela agricultura familiar.
Guardiães
Como reconhecimento pelo trabalho de preservação das sementes crioulas, durante o evento foram homenageadas as famílias consideradas “guardiãs das sementes” com lembranças simbólicas ofertadas pelo coletivo, desde a guardiã mirim até o guardião mais velho, reconhecendo a importância do trabalho e o compromisso em defesa e valorização da semente crioula que cada um faz em sua propriedade no seu dia a dia.