Geral

Notícia publicada quarta-feira 23 janeiro 2013

Falta de semáforos para pedestres cria riscos em cruzamento no centro da cidade

Gostou, compartilhe

O que anteriormente já vinha sendo considerado um avanço em termos de respeito ao pedestres e às regras de trânsito, o motorista dar passagem a quem está utilizando a faixa, com a instalação dos semáforos no cruzamento das ruas Conceição com a Barão do Rio Branco acabou virando problema. Afinal, com o sinal aberto, muitos motoristas, para não perder a oportunidade de avançar, colocam os pedestres em situação de risco. O problema pode ser explicado pela falta de semáforo para pedestres no local, diferente do que acontece em outro cruzamento, das ruas 15 de Novembro e Santos Dumont.

Quem tem razão neste conflito do trânsito é difícil afirmar, uma vez que todos têm argumentos em seu favor. O Código Brasileiro de Trânsito, em seu artigo 70, prevê que os pedestres que estiverem atravessando a via sobre as faixas delimitadas para esse fim terão prioridade de passagem, exceto nos locais com sinalização semafórica. O texto é claro, mas a visibilidade que os pedestres têm dos semáforos para automóveis naquele cruzamento de ruas do centro da cidade é nula. É uma questão de teoria e prática que precisa ser solucionada com o uso do bom senso.
Licitação
O setor da Prefeitura Municipal responsável pelo trânsito, consultado sobre o assunto, informou que os semáforos para pedestres não foram instalados no cruzamento das ruas Conceição com Barão do Rio Branco por questão de orçamento. Ainda, que os equipamentos devem ser licitados no próximo mês de fevereiro e, que assim que a licitação esteja concluído, os semáforos serão adquiridos e instalados.