Curta você também
Destaques
Estradas rurais estão intransitáveis no município de São João do Triunfo
Boa parte das estradas rurais do município de São João do Triunfo encontra-se intransitável. A situação que havia se agravado devido à falta de conservação das vias, vem sendo agravada pelas constantes chuvas que têm caído sobre a região. Moradores de diversas localidades do interior estão praticamente isolados, visto que não é possível sair de casa para se dirigir à cidade sem enfrentar transtornos. Encalhar no meio do caminho virou rotina e fazer meia volta a retornar para casa tem sido a melhor alternativa quando é impossível seguir em frente. A situação pode até gerar estado de emergência no município.
As reclamações quanto ao estado crítico das estradas vêm de todos os cantos do município, segundo informou o prefeito Marcelo Hauage (PSC). Ele lamenta a situação e fica em situação de quase imobilidade, pois a Prefeitura não dispõe de máquinas e equipamentos necessários para realizar ações emergenciais que amenizem os problemas. “Temos quatro patrolas na nossa frota, mas apenas duas funcionam e de forma precária, pois são equipamentos com muitos anos de uso”, queixa-se Hauage diante da responsabilidade de cuidar de 2.800 quilômetros de estradas rurais do município.
Além da falta de equipamentos, outro problema enfrentado pela administração municipal é a escassez de material para o revestimento das estradas. Não existe licença ambiental para retirada de material em nenhuma pedreira de São João do Triunfo. Assim, a Prefeitura terá que providenciar licenças para extrair pedras ou comprar o produto de fornecedores.
Críticas
A administração municipal vem fazendo levantamentos da situação das estradas rurais e alguns trechos são considerados críticos. Nos 15 quilômetros da estrada que liga a PR 151 às localidades de Rio Baio, Barra e São Lourenço, nas quais residem cerca de 1 mil famílias, a situação é calamitosa, pois em muitos pontos é impossível trafegar.
Da mesma forma, os 26 quilômetros da estrada que dá acesso às localidades de Ladeira, Mato Queimado, Porto Feliz e Meia Lua e os oito quilômetros da estrada da localidade de Pinhalzinho, com vários pontos intransitáveis, representam dificuldades para os moradores que transitam por estes trechos.