Geral

Notícia publicada quinta-feira 18 agosto 2011

Entrevista com Metry Bacila é exibida em reunião do Instituto Histórico e Geográfico

Gostou, compartilhe

O Instituto Histórico e Geográfico de Palmeira (IHGP) realizou reunião na última terça-feira (16), quando o membro Euclides Alves de Paula Filho apresentou vídeo com uma entrevista realizada com o médico e cientista Metry Bacila, que é natural de Palmeira e tem destacada atuação científica em âmbito nacional e internacional. A entrevista tem 28 minutos de duração e foi gravada em Palmeira, em outubro de 2009, ocasião em que a entidade homenageou Bacila durante o evento 8º Encontro do Povo Palmeirense.

Além de médico e cientista, Metry Bacila é também professor universitário, com atuação na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade de São Paulo (USP). Ele participou da equipe brasileira que instalou a Estação Comandante Ferraz na Antártida e já esteve no continente gelado em três oportunidades, realizando pesquisas e fazendo a instalação do laboratório de pesquisas biológicas. Bacila também integrou equipe da UFPR que instalou o Centro de Biologia Marinha da instituição em Pontal do Paraná, no litoral do estado.

Graças à sua destaca e relevante atuação no setor de pesquisas biológicas, o médico e cientista palmeirense recebeu homenagem, no ano passado, com seu nome sendo dado ao edifício que abriga o Centro de Pesquisas Biológicas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), em Curitiba.

A entrevista exibe um homem de quase 90 anos de idade, lúcido e entusiasmado, contando diversas passagens e curiosidades de sua vida, especialmente dos saudosos anos da infância que viveu em Palmeira e nunca deixou de lembrar.