Geral

Notícia publicada quinta-feira 21 julho 2011

Cooperativa Bom Jesus realiza em Palmeira o 10º Encontro de Mulheres

Gostou, compartilhe

A cooperativa Agroindustrial Bom Jesus realizou em Palmeira, na última terça-feira (19), no Clube Palmeirense, o 10º Encontro de Mulheres Cooperativistas. O evento era realizado anualmente na Lapa, onde fica a sede da empresa, mas agora, pelo terceiro ano está descentralizado em cada cidade onde a Bom Jesus possui unidade. O encontro teve como tema Desenvolvendo Habilidades e contou com a participação de cerca de 80 mulheres.

A abertura do encontro foi feita pelo gerente da unidade local, Luis Fernando Mol. Na seqüência, Hélio Skiba, assessor de comunicação da empresa, falou sobre o encontro que é realizado nos 12 municípios onde a Bom Jesus tem suas 19 unidades e também sobre os 59 anos de fundação da cooperativa, comemorados no último dia 13 de julho. A equipe do entreposto de Palmeira foi apresentada, com duas atendentes, o gerente e o engenheiro agrônomo Paulo Klidzio.

Em seguida, o diretor secretário da Bom Jesus, José Rubens Rodrigues dos Santos, citou a presença do gerente da área técnica, Severino Giacomel, agradeceu a participação das mulheres, falou sobre a história da criação da cooperativa desde 1952 até os dias de hoje e da participação na vida dos agricultores. Ressaltou as vantagens de ser associado, como a divisão de lucros, além de outros aspectos que são os diferenciais da Bom Jesus, dizendo que o associado deposita confiança e recebe segurança e qualidade nos serviços prestados. Ele elencou alguns tópicos de vantagens como: preço, atendimento, confiança e variedade de produtos, devolução do capital social, sobras apuradas no exercício, repasse de tecnologia, sementes, adubos, capacitação aos funcionários e administradores, projetos sociais com crianças e jovens, bem como o patrimônio para as próximas gerações com as 19 unidades.

José Rubens falou ainda da avaliação positiva da cooperativa pelos associados, da composição da diretoria e conselho fiscal, da capacidade de recebimento de produtos que, em 2001 era de 1,1 milhão de sacas para mais de 5 milhões de sacas em 2010. Também citou a realização de dois dias de campo por ano em campo experimental, do projeto Escola de Campo, Encontro de Jovens e o Encontro de Mulheres, além da representatividade na Ocepar e da participação do presidente Luís Roberto Baggio em reuniões em Brasília, como a discussão do plano safra.

Palestra

Para fechar o evento, aconteceu palestra com Cleusa Lopes Batista Martins, que mora em Curitiba, mas viveu na região norte do Paraná. Falando de maneira simples, de coisas do cotidiano das mulheres, ela mexeu com a plateia arrancando muitos risos e fazendo com que as participantes do evento interagissem mais, levando conhecimento e fazendo com que as mulheres se valorizem e sejam mais participativas no dia a dia. Para encerrar o evento, foi servido um café às participantes do encontro.