Geral

Notícia publicada quarta-feira 22 abril 2015

Colégio Estadual Dom Alberto Gonçalves completa 68 anos no domingo

Gostou, compartilhe

No domingo (26) o Colégio Estadual Dom Alberto Gonçalves (Cedag) faz aniversário e completa 68 anos. Sua criação aconteceu através do decreto nº 02, de 26 de abril de 1947, um ano após a votação da Constituinte do regime democrático no país.

A ideia da criação de um ginásio no município partiu dos cidadãos palmeirenses Árimo Regattieri, Marcos Baptista Malucelli, Benjamim Malucelli e Júlio André Gumy, prefeito interino que assinou o decreto. No início, o estabelecimento de ensino recebeu o nome de Ginásio Municipal de Palmeira.

Em 19 de setembro de 1949, após passar para o patrimônio do Estado, a nomenclatura Ginásio Estadual Dom Alberto Gonçalves, em homenagem ao primeiro palmeirense e paranaense a ser consagrado Bispo, foi adotada.

O Ginásio iniciou suas atividades com um total de 63 alunos e 12 professores e, com a evolução do sistema educacional, passou a ter várias denominações: 1947 – Ginásio Municipal de Palmeira; 1952 – Ginásio Estadual Dom Alberto Gonçalves; 1969 – Colégio Estadual Dom Alberto Gonçalves; 1978 – Colégio Estadual Dom Alberto Gonçalves de 1º e 2º Ciclo; 1981 – Colégio Estadual Dom Alberto Gonçalves – Ensino de 1º e 2º Graus; 1998 – Colégio Estadual Dom Alberto Gonçalves – Ensino Fundamental e Médio; 2004 – Colégio Estadual Dom Alberto Gonçalves – Ensino Fundamental, Médio e Profissional; 2006 – Colégio Estadual Dom Alberto Gonçalves – Ensino Fundamental, Médio, Profissional e Normal.

Atualmente, o Colégio conta com 1.270 alunos, 82 professores e 29 funcionários. O Cedag oferta os cursos de Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), Ensino Médio, Formação de Docentes, Administração Integrado, Administração Subsequente e Centro de Línguas Estrangeiras Modernas/Inglês (CELEM).

Além dos cursos regulares, oferta em contraturno a Sala de Apoio e Sala de Recursos para alunos com dificuldades, o Colégio também disponibiliza projetos esportivos (atletismo, vôlei e futsal), música (flauta) e meio ambiente.

O primeiro diretor do Cedag foi o professor Arlindo Bessa Júnios. Atualmente a gestão administrativa é composta pelas professoras Cinthia Regina Mourão (diretora) e Karina Albuquerque (diretora auxiliar).

O Colégio Estadual Dom Alberto Gonçalves foi um marco na educação de Palmeira e continua buscando sempre o aprimoramento e a valorização educacional. A concepção filosófica tem como tema “Liberdade com Justiça” e lema “Valorização do Ser Humano”. A padroeira é Nossa Senhora do Bom Conselho e o patrono é Dom Alberto Gonçalves. O símbolo do Cedag é o Hino do Colegial Palmeirense, escrito por Gabriel Macagnani Carazzai e musicado por Maria Ângela Perotta Bastos.

As informações históricas sobre o Cedag foram organizadas por Arnoldo Monteiro Bach, Orlando Ribeiro Batista e Gladis M. S. de Oliveira.