Curta você também
Geral
Colégio Agrícola de Palmeira e Grupo Coletivo Triunfo participam de feira
Nos dias 11 e 12 de agosto, foi realizada no Centro de Eventos em Teixeira Soares/PR a 15ª Feira Regional de Sementes Crioulas e da Agrobiodiversidade e 1ª Festa dos Guardiões das Sementes. Participaram o grupo Coletivo de Jovens de São João do Triunfo e alunos do curso de Agroecologia do Colégio Agrícola de Palmeira e pela AS-PTA, com o assessor técnico André Emilio Jantara.
No dia 11, mais de 600 alunos puderam conhecer o trabalho realizado pelos guardiões. Em exposição na feira com mais de 400 tipos de sementes resgatadas junto aos seus pais como destaque para as variedades de feijão, milho, sementes de purungo, buchas, hortaliças, entre outras. Além da visitação nos estandes técnicos apresentados por estudantes, técnicos e professores ligados a universidades estaduais.
Seminário
O seminário abordou sobre Estratégias para a Sustentabilidade da Agricultura Familiar com a apresentação em quatro momentos. Já no dia 12 a grande feira com a participação de mais de 100 expositores Guardiões das Sementes Crioulas do Brasil.
Na abertura oficial da feira com a presença de autoridades e grupos ligados a agricultura, o deputado estadual Péricles Holleben de Mello e Prefeito Municipal Lucinei Thomaz. Foi feita a primeira a assinatura do programa local de compra de alimentos agroecológicos para a merenda escolar produzidos pelos agricultores locais ligados a cooperativa familiar COOPCATS e em seguida a Leitura da Carta política de intenção da Feira Regional em defesa e valorização dos direitos das sementes crioulas mantidas pelos guardiões das sementes e repúdio ao uso de sementes transgênicas e agroquímicos na produção de alimentos.
Comercialização
À tarde, o grande movimento na troca e comercialização das sementes crioulas e o mais importante foi a troca de conhecimento entre expositores e agricultores onde cada um teve o momento de contar como produz, onde conseguiu e como mantém a riqueza em sua propriedade em ter sua semente crioula própria, não dependendo de compra da semente melhorada e modificada, mostrando que o sistema adotado de geração para geração em cultivar sementes crioulas existe e sempre vai existir, mostrando que é possível produzir alimentos saudáveis e com qualidade que vem das mãos dos agricultores familiares guardiões das sementes crioulas.