Destaques

Notícia publicada terça-feira 21 agosto 2012

Cinema e Temas atrai mais de 200 pessoas por dia ao Teatro Municipal

Gostou, compartilhe

O Teatro Municipal de Palmeira recebeu o projeto ‘Cinema e Temas’ da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), entre os dias 13 e 17, e recebeu mais de 200 pessoas por dia. A mostra visou promover ações de extensão que permitam a formação cinematográfica de alunos e professores, para que as pessoas ligadas à área de Educação possam compreender os filmes de maneira adequada e aprofundada, ultrapassando a utilização deles como complemento das aulas.

264 pessoas se inscreveram para participar do projeto, com um público composto por professores das redes municipal, estadual e particular de Palmeira e de municípios vizinhos, alunos e populaçãoem geral. Oprojeto ‘Cinema e Temas’ é promovido pela UEPG e contou com o apoio do Pólo da Universidade Aberta do Brasil de Palmeira (UAB).

O projeto contou com cinco sessões de filmes, começando com a exibição de “Preciosa – uma história de esperança” (EUA, 2009), na segunda-feira (13). O filme teve comentários de Caroline Wilt Araújo, mestranda em Letras pela UEPG, integrante do projeto desde a graduação em Letras na UEPG, e com vários estudos sobre as relações entre o cinema e a temática da violência. Na terça-feira (14), esteve em cartaz “Poderosa Afrodite” (EUA, 1995), com comentários de Amanda Antunes Machado, acadêmica de Letras na UEPG, que tem trabalho voltado para a utilização do cinema em sala de aula, em especial na Escola Estadual Linda Bacila,em Ponta Grossa.

O filme “Gregório de Mattos” (Brasil, 2003) foi exibido na quarta-feira (15) e teve comentários de Fábio Augusto Ateyer, professor de Literatura Brasileira na UEPG, Doutorem Literatura Brasileira(UFRGS), Mestre em História (PUCRS), Especialista em Cinema (PUCRS), Graduado em Letras, Comunicação Social/Jornalismo e História (todos pela PUC-RS) e coordenador do projeto Cinemas e Temas.

Na quinta-feira (16), outro filme brasileiro, “Concerto Campestre” (2004), contou com comentários de Néia Hauer, professora da rede municipal de ensino de Ponta Grossa, acadêmica de Letras na UEPG com vários estudos sobre as relações entre cinema, literatura, história e música. Por fim, na sexta-feira (17) o filme em cartaz foi “Nenhum a Menos” (China, 1999), que teve os comentários de Sabrina Silva de Souza, coordenadora da área de História do Núcleo da Secretaria de Estado da Educação (SEED)em Ponta Grossa, mestre em História (PUC-RS) e professora de História na rede estadual de ensino do Paraná e no Colégio Sagrada Família,em Ponta Grossa.

O projeto ‘Cinema e Temas’ também tem o papel de formação cinematográfica de professores e alunos, além de levar atividades de extensão para além da cidade sede da UEPG, em outros municípios dos Campos Gerais.