Geral

Notícia publicada segunda-feira 09 junho 2014

Chuvas intensas causam danos e prejuízos em Palmeira e municípios da região

Gostou, compartilhe

A intensidade das chuvas ocorridas no final de semana, com grandes volumes registrados no sábado (7) e no domingo (8) causou inúmeros danos e prejuízos no município de Palmeira e em outros da região. Os danos mais sérios foram em pontes de estradas rurais, que não resistiram à força das águas da enxurrada e acabaram sendo destruídas, algumas delas completamente, como nas localidades de Poço Grande e Cantagalo.

Moradores das localidades mais afetadas enfrentam dificuldades de locomoção, além do que muitos trechos de estradas rurais estão intransitáveis. Nas escolas municipais as aulas foram suspensas em virtude da dificuldade de acesso para professores e alunos.

Equipes da Secretaria de Obras e Infraestrutura da Prefeitura de Prefeitura compõem uma força-tarefa nas localidades mais afetadas pelo excesso de chuvas, segundo informado pela administração municipal.
Tendo em vista a grande extensão territorial do município, a Prefeitura pede a colaboração dos moradores no sentido de informar sobre a localização dos trechos mais críticos e danos a pontes e outras estruturas.

Na região, as chuvas causaram enchentes nos municípios de Porto Amazonas e São João do Triunfo. O nível da água do rio Iguaçu subiu além de seis metros e atingiu a região central da cidade de Porto Amazonas. Já em São João do Triunfo, a cidade ficou isolada devido a danos nas estruturas de duas pontes na PR 151, sobre o rio da Várzea, sentido a Palmeira, e sobre o rio Água Branca, sentido a São Mateus do Sul.

Doações

Muitas casas foram atingidas pelas enchentes, em diversos municípios do Paraná, e, por isso, o Corpo de Bombeiros, em suas unidades, está recebendo doações, principalmente de roupas e alimentos, para serem entregues às famílias desabrigadas.

Interdições

Rodovias da região apresentam pontos de interdição parcial ou total para o tráfego de veículos. A rodovia mais afetada pelas chuvas é a BR 277. No Km 241, em Irati, o tráfego está intercalado em meia-pista; no Km 276, na ponte sobre o rio dos Patos e no Km 279, no trevo de acesso a Prudentópolis, o tráfego está interditado.

Na Serra da Esperança, também na BR 277, a rodovia permanece interditada. Na manhã desta segunda-feira (9), a concessionária iniciou uma operação de obras para restabelecer a trafegabilidade no km 316, entre o trevo do Relógio e Guarapuava. A previsão é que esses trabalhos sejam concluídos com o tráfego restabelecido, até o final da tarde de hoje.