Curta você também
Geral
Casal troca alianças em casamento comunitário após 30 anos de união
Dona Maria de Lurdes, 52 anos, não podia conter a ansiedade. Depois de mais de 30 anos vivendo com Miguel Rodrigues dos Santos, 65, finalmente chegara o grande dia: o dia do casamento. Ela não dispensou o vestido, unhas feitas, maquiagem e cabelo bem arrumado, tudo que uma noiva tem direito no seu dia tão especial. A aliança já estava guardada há seis meses, e dos quatro filhos, gerados ao longo da vida ao lado Miguel vinha o incentivo pra que o casal realizasse o sonho de oficializar a união. “Nunca tive uma aliança no dedo, e guardei para que pudesse colocar no dia do meu casamento,” contou ela.
O casamento comunitário realizado pela Secretaria de Assistência Social, na quinta-feira (30), foi um dia de dupla felicidade para Maria e Miguel, pois ao seu lado estava o filho Ângelo Miguel Rodrigues, que também se casava no mesmo dia. “Foi meu filho quem me avisou do casamento comunitário, havia perdido a data ano passado e deste ano não poderia passar,” contou ela, em risos.
Para o casal, a oportunidade dada pela secretaria foi única, pois o dinheiro suado nos mais de 30 anos de união sempre priorizou os filhos e as despesas do lar. “Fiquei muito emocionada, era meu sonho de infância e, como sonhos nunca morrem, o meu foi realizado. Casar no mesmo dia que meu filho foi uma dupla emoção. Enfim estou casada,” exclamou Maria.
No total foram 25 casais oficializando a união. As custas com as certidões foram pagas com recursos do governo federal. Segundo Tânia Mara Trindade, diretora do Departamento de Assistência Social, a documentação do casamento civil custa em média R$ 320,00, valor que alguns casais não têm condições de arcar, por isso, a cada ano, a Secretaria faz uma triagem das famílias cadastradas através do Cadastro Único de Assistência Social (CAD Único) para oferecer o beneficio.
“Preparamos também as fotos, a decoração e o bolo de casamento, para que os casais possam lembrar-se deste dia com carinho. O mesmo carinho que temos ao oferecer a eles a oportunidade de realizar o sonho do casamento,” explicou Tânia.