Curta você também
Geral
Campanha de Vacinação contra a Gripe começou nesta segunda-feira
Começou nesta segunda-feira (15) mais uma campanha de vacinação contra a Gripe no Paraná. A meta deste ano é imunizar pelo menos 80% de todos os grupos prioritários com direito a vacina pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além dos grupos beneficiados tradicionalmente (idosos com mais de 60 anos, crianças com idade entre seis meses a um ano, 11 meses e 29 dias, gestantes, indígenas, trabalhadores de saúde e pessoas privadas de liberdade), a campanha deste ano inclui também os portadores de doenças crônicas e as mães com pós-parto de até 45 dias.
Em Palmeira as vacinas estão disponíveis no Centro de Saúde, nos Postos de Saúde da Família da Vila Rosa, Amim Bacila, Colônia Francesa e Rocio 1. No dia 20, considerado o Dia D da campanha, também acontecerá vacinação na Equipe de Saúde Santa Rosa e Jardim Cristine. Na área rural as unidades da Colônia Witmarsum, Santa Barbara, Pinheiral de Baixo, Vilinha, Queimadas, Vieiras e Guarauninha também possuem vacinas disponíveis. No dia 20 também acontecerá a campanha na Colônia Maciel e Faxinal dos Quartins.
A vacina que esta disponível na rede pública protege contra os três tipos de vírus mais circulantes no país: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, a vacina é segura e só é contraindicada para pessoas que já apresentaram reações adversas em campanhas anteriores ou que tenham alergia a ovo.
Aplicação
Como em campanhas anteriores, a vacina é aplicada de forma intramuscular e em uma única dose para todos os grupos. A exceção é o grupo das crianças, que recebem duas doses, sendo a segunda aplicação 30 dias após a primeira.
De acordo com o coordenador da Divisão de Imunização da secretaria, João Luis Crivellaro, sem as duas doses a vacina não concede imunidade às crianças. “É importante que os pais coloquem em seu calendário esse retorno à unidade de saúde para a segunda dose da vacina.”