Curta você também
Geral
Caminhões basculantes têm novas normas para se licenciar
A partir deste ano, os proprietários de caminhões basculantes deverão se adequar à Resolução 859/21 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), que impõe a instalação de um dispositivo de segurança sonoro nos veículos. Essa medida tem como objetivo primordial reduzir acidentes envolvendo esse tipo de caminhão, com acionamento acidental do dispositivo, e circulação com a mesma em operação.
Segundo a nova norma, os caminhões com placas ímpares só poderão ser licenciados em 2023, desde que estejam devidamente equipados com os dispositivos de segurança e que estes estejam em funcionamento. A partir de 2024, a exigência será estendida aos veículos com placas pares.
Além disso, a Resolução determina que os caminhões basculantes fabricados após 2 de agosto de 2021 devem apresentar em suas notas fiscais a informação de que o dispositivo de segurança foi instalado pelo fabricante.
As novas medidas visam aprimorar a segurança no tráfego de caminhões basculantes, reduzindo riscos de acidentes e contribuindo para um trânsito mais seguro em todo o país. É importante que os proprietários estejam cientes das exigências e procurem regularizar seus veículos dentro dos prazos estabelecidos pela legislação vigente.
Foto: Detran MS