Curta você também
Agrícola
Cabanha Tesourão é tricampeã nacional do ranking de criadores e expositores da ABCC
Anualmente, a Associação Brasileira de Criadores de Charolês (ABCC) organiza o seu ranking de criadores e expositores com base na pontuação obtida em cada evento oficial promovido pela entidade, que são as exposições e julgamentos dos animais apresentados. A Cabanha Tesourão, de Palmeira, lidera o ranking por três anos consecutivos, com seu proprietário, Nélson João Klas, na primeira colocação como criador e expositor. Este ano, a Tesourão busca a marca de quatro anos de hegemonia no ranking.
Em 2011, 2012 e 2013, a Cabanha Tesourão expôs seus animais nas seis exposições que fazem parte do calendário oficial da ABCC. No ano passado, os pontos obtidos nas exposições realizadas em Londrina, São Paulo (SP), Ponta Grossa, Guarapuava, Esteio (RS) e Santa Maria (RS) garantiram o tricampeonato à cabanha de Palmeira.
Em 2013, no ranking de criador, Klas totalizou 3.224 pontos, contra 1.662 do segundo colocado. Já no ranking de expositor, a pontuação de Klas foi de 2.934 pontos, enquanto o segundo colocado somou 1.613 pontos.
Para participar de todas as exposições em 2013, os animais da Cabanha Tesourão percorreram mais de 5 mil quilômetros em deslocamentos, Isto também fez com que dois dos animais da Tesourão – Luma 620 e Juma 530 – figurassem entre os cinco mais pontuados durante o ano.
No encerramento do ano, o presidente da ABCC, Joaquim Villegas, destacou as conquistas da Cabanha Tesourão em 2013 e lembrou a performance de seus animais em eventos realizados em anos anteriores, parabenizando Klas e sua esposa, proprietários da cabanha. “Estão mais uma vez de parabéns, pois apesar das dificuldades para estarem em todas as exposições, não abriram mão de prestigiar a raça, demonstrando a paixão que têm pelo charolês”, disse ele.