Geral

Notícia publicada sexta-feira 15 maio 2015

Assuntos de trânsito são destaques em reunião do Conseg

Gostou, compartilhe

O Conselho de Segurança de Palmeira realizou sua reunião mensal ordinária na noite de terça-feira (12), na sede do Rotary Club. O evento teve a presença de 17 pessoas e, além dos conselheiros natos e representativos, contou com a participação do Promotor de Justiça da Comarca de Palmeira, Antonio Carlos Nervino.

Diversos assuntos ligados à Segurança Pública foram abordados durante a reunião, porém dois deles tiveram destaque. A presidente do Conseg, Maria Isabel Corrêa, disse que recebeu informações de que continuam acontecendo vários casos de menores de idades, inclusive crianças, dirigindo e operando máquinas agrícolas, sendo algumas de grande porte e potência.

Segundo Isabel, as situações colocam as crianças e jovens ao risco de causar acidentes para si próprios e para terceiros. “Também é comum, na zona rural, ver menores de idades dirigindo carros e pilotando motos, às vezes até sem capacete”, completou a presidente.

Quanto ao caso, o sargento da Polícia Militar, Heitor Marcos Guera, disse que a PM está retomando as atividades da Patrulha Rural, com uma equipe permanente. A ação deve ajudar a diminuir os casos, já que a patrulha irá fiscalizar e orientar as famílias.

O segundo assunto de destaque foi abordado pelo Promotor do município, que falou sobre o uso e a falta de uso de cadeiras e assentos de elevação para crianças no banco da frente de veículos.

De acordo com Nervino, ele próprio já presenciou várias cenas onde condutores, na maioria das vezes pais e familiares, transportam crianças no banco da frente dos automóveis, muitas vezes sem cinto, em pé no banco ou no colo de passageiros.

Nervino sugeriu que uma campanha de conscientização sobre o tema seja feita, para coibir e diminuir os abusos. O promotor também relatou que o que chama atenção é que famílias com bom nível cultural e social demoram a aceitar a lei e a realizar o cumprimento da mesma.

A presidente do Conseg disse que o assunto deverá ser incluído na Campanha de Segurança no Trânsito, que acontecerá em setembro em parceria do Conseg, Prefeitura de Palmeira, através de suas secretarias, e demais entidades.