Curta você também
Geral
Associação dos Jornais e Revistas do Paraná firma convênio com IVC
A Associação dos Jornais e Revistas do Paraná (Adjori/PR) firmou convênio com o Instituto Verificador de Circulação (IVC) durante encontro realizado pela diretoria no dia 25 de julho, em Guarapuava. O evento ocorreu na sede da Cooperativa Agrária na localidade de Entre Rios.
A parceria entre o IVC e a Adjori já estava sendo discutida há alguns meses, mas a reunião em Guarapuava foi um marco para selar o acordo. “A presença do Pedro Silva, presidente do instituto foi importante para que os membros da diretoria pudessem discutir vários tópicos que dificultavam o acordo”, ressalta o presidente da Adjori, Nilton Cesar Pabis.
“A associação vinha buscando há muito tempo uma forma de comprovar a circulação e tiragem dos jornais. A comprovação aumenta a credibilidade perante as agências de publicidades, clientes e leitores”, afirma.
O presidente da Adjori reforça ainda que o número de meios auditados é pequeno no estado. “No Paraná apenas seis jornais são auditados pelo IVC e dentre eles, jornais de grande circulação, como a Gazeta do Povo. Agora jornais de circulação regionalizada associados a Adjori também poderão ser auditados pelo IVC”, disse Pabis.
Ele reforça que a busca de uma ferramenta de auditagem já vinha de outras gestões, como a do Sergio Jonikaites, mas agora através deste acordo com o IVC poderemos concluí-la.
Segundo o presidente do IVC, Pedro Silva, os jornais não são obrigados a aderir ao processo de auditoria feito pelo instituto. “Porém, esse processo garante mais segurança para o dono do jornal e para o anunciante. Por isso, a parceria com a Adjori é uma forma de fazer com que o jornal não engane as agências e anunciantes e nem perca clientes por causa do número de exemplares do outro jornal parecer maior. Todos saem ganhando”, explica Silva. Além dos jornais o IVC irá auditar também os sites e revistas associados a Adjori/PR.
Miguel Angelo Gobi, presidente da Adjori Brasil e Adjori Santa Catarina, que acompanhou a negociação, afirma que “essa é a primeira vez que uma entidade trata com clareza desse assunto no Paraná. É um passo muito grande para o crescimento dos jornais locais. Com isso, será possível aumentar a credibilidade dos jornais, sites e revistas”, destaca o presidente da Adjori/BR. Em Santa Catarina já firmamos o convênio com o IVC e vários jornais estão realizando o processo.
O proprietário do Jornal O Popular, Carlos Ribeiro do Valle, ressalta que o convênio com o IVC demonstra a preocupação da Adjori em promover as melhorias nos meios de comunicação. “Com o sistema vamos profissionalizar ainda mais os jornais e revistas, e com isso teremos uma melhora nos processos e um ganho de credibilidade”, afirma Valle.
O evento que foi promovido pela Adjori/PR buscou Guarapuava para sediar a reunião, não só pela localização geográfica e rodoviária no estado, mas também pela estrutura que oferece. “A cidade esta organizada e acolhedora, seu crescimento é visto por todo o estado. Além de filiar jornais da cidade isto é fator para que a entidade voltasse os olhos para realizar o evento no município. Outro motivo é que o prefeito Cesar Silvestri Filho valoriza o trabalho dos comunicadores e é muito bom falar com gestores que valorizam a imprensa”, disse Pabis.
Integração
O encontro da Adjori/BR foi integrado à programação do Festival de Inverno de Guarapuava. “Nossa cidade vive um excelente momento para o turismo e, cada vez mais, nos preparamos para receber eventos, fomentando ainda mais o setor”, avalia o prefeito Cesar Silvestri Filho.
Ele apresentou obras e projetos em andamento ou concluídos recentemente. Também apontou, com dados concretos, o momento de transformação pelo qual passa a cidade. “Guarapuava vive um processo único no Paraná, que muitas cidades já consolidaram ou ainda vão passar. Os investimentos externos são importantes, como também os internos. Vocês são fundamentais nesse processo”, disse o prefeito.
Os participantes aproveitaram sua passagem pela cidade para visitar pontos turísticos, além de conhecerem o Museu Suábio-Brasileiro e a Agromalte, em Entre Rios.
Como funciona
O IVC – Instituto Verificador de Circulação é responsável pela auditoria de circulação dos principais jornais e revistas do Brasil e, por consequência, a principal referência neste segmento, além da auditoria de web sites. Portanto, possui dados relevantes para a mídia especializada em comunicação. O IVC conquistou notável reputação por meio da excelência de seus serviços, atuação pautada por credibilidade e pioneirismo. Além disso, é fato que os gestores da entidade estão atentos às novas tecnologias, métodos e práticas, bem como na busca do aprimoramento da qualidade de seus serviços, através dos objetivos a seguir enumerados:
A partir de agora, os jornais e revistas associados à Adjori/ BR podem contar com o serviço de processo e verificação dos jornais através do IVC.
Após o convênio firmado os jornais passarão a ser auditados pelo instituto. Os jornais deverão enviar relatórios de suas atividades e terão esporadicamente a visita de fiscais em suas empresas, gráficas, pontos de vendas e assinantes para verifica “in loco” sua tiragem e circulação. Após o processo concluído o jornal recebe o selo do ICV para constar que o jornal é auditado.
O sistema do IVC agrega credibilidade aos meios de comunicação, pois promove um aperfeiçoamento dos controles internos e padronizações que permitem melhorias no gerenciamento da própria empresa.