Destaques

Notícia publicada terça-feira 22 maio 2012

Arnoldo Bach lança ‘Colônia Cecília’ na 2ª Semana Italiana Mia Cara Curitiba

Gostou, compartilhe

O escritor palmeirense Arnoldo Monteiro Bach promove na próxima terça-feira (29) o segundo lançamento de seu décimo livro, intitulado ‘Colônia Cecília’, na 2ª Semana Italiana ‘Mia Cara Curitiba’, que acontece na capital paranaense. A atração acontece às 19 horas, no Memorial de Curitiba, localizado na rua Doutor Claudino dos Santos, 79, no bairro São Francisco.

O evento Mia Cara Curitiba oferece atrações em homenagem à Itália, distribuídas em 18 dias. Serão realizados shows musicais, exposições fotográficas e de artes plásticas, corrida de rua, seminários empresariais, mostra de filmes, festival gastronômico e apresentações de companhias de dança e folclóricas, além do lançamento do livro de Bach. A programação do Mia Cara Curitiba é parte do Momento Brasil-Itália, celebração do ano da Itália no Brasil.

O livro conta com mais de 1 mil páginas e relata a experiência que Giovanni Rossi registrou em seus diários e que Arnoldo Monteiro Bach faz viver em seu livro. A Cecília vive nas páginas da nova obra do autor palmeirense em apaixonantes relatos de pessoas que conviveram com os anarquistas, que ouviram dos próprios as histórias da comunidade e que continuam transmitindo para as gerações futuras o que foi e o que viveram aqueles homens e mulheres que acreditaram que a liberdade é a melhor maneira para se viver.
‘Colônia Cecília’ já foi lançado no dia 5 de novembro de 2011 em um evento que celebrou a cultura e a história de Palmeira, especialmente um dos capítulos mais destacados, que foi a experiência da comunidade anarquista da Colônia Cecília, ocorrida entre 1890 e 1894. Na oportunidade o Sítio Minguinho recebeu cerca de 600 convidados e o Memorial dos Imigrantes Italianos foi aberto para visitação.

A Colônia

A Colônia Cecília tem repercussão internacional, pois foi uma das poucas comunidades anárquicas a ter existência prática, sob a inspiração de Giovanni Rossi. Muitas famílias deixaram a Itália para viver no Brasil o sonho de uma vida melhora. Muitos, porém, não conseguiram prosperar, mas a Cecília deixou marcas ideológicas fortes na história do Brasil, notadamente pela influência de imigrantes italianos nos movimentos operários e sindicais do início do século 20.