Destaques

Notícia publicada terça-feira 12 fevereiro 2013

Arcebispo de Curitiba fala em coletiva de imprensa sobre renúncia do papa Bento XVI

Gostou, compartilhe

Pronunciamento sobre a renúncia do papa Bento XVI foi realizado na manhã de terça-feira (12) pelo arcebispo de Curitiba, dom Moacyr Vitti, em uma coletiva de imprensa na Cúria Metropolitana de Curitiba. Ele disse que a notícia da renúncia pegou de surpresa os católicos do mundo todo. Porém, segundo o arcebispo, a atitude do papa frente às suas condições de saúde foi muito nobre diante da ganância pelo poder percebida hoje, também em âmbito religioso. “Foi um testemunho de coragem e humildade”, disse dom Moacir. 

Sobre quem deve ser o novo papa, dom Moacyr disse que isto é um  mistério. “Somente dentro do conclave, que é o processo da eleição do papa, que os cardeais entrarão em um acordo e escolherão aquele que guiará a Igreja de Cristo. É grande a expectativa. Por isso, nós católicos, devemos nos colocar em clima de oração e fé para que o Espírito Santo ilumine o próximo sucessor de papa. Devemos ter fé e tranquilidade”, afirmou o arcebispo de Curitiba.

Questionado sobre a possibilidade de o novo papa ser da América Latina ou de algum outro país de fora do continente europeu, dom Moacyr afirmou que seria interessante esta escolha para evidenciar o aspecto missionário da Igreja, que, segundo ele, hoje é forte em muitos outros países. “Fica aqui a torcida. Acredito que o novo papa atenderá aos desafios dos nossos tempos”, disse.

Dirigindo-se especificamente aos jovens, o arcebispo fez uma convocação para que todos rezem pelo novo papa, principalmente porque em preparação a próxima Jornada Mundial da Juventude, a ser realizada no Rio de Janeiro, em junho.

Participaram conduzindo a coletiva de dom Moacyr os padres Rivael de Jesus Nascimento, coordenador da ação evangelizadora na Arquidiocese, e Alex Cordeiro, assessor eclesiástico do Setor Juventude.