Curta você também
Economia
Ambev dá início à construção de nova fábrica de bebidas em Ponta Grossa
Aconteceu na terça-feira (13) a solenidade que marcou o início da construção da nova fábrica da Ambev em Ponta Grossa. Presente em 16 países das Américas e com duas unidades no Paraná, a empresa confirmou investimento de R$ 580 milhões na unidade.
Quando entrar em funcionamento, a fábrica irá criar 500 empregos diretos e indiretos. Durante as obras a previsão é criar 1 mil postos de trabalho. A estimativa é de produzir 700 milhões de litros de bebida por ano – sendo 80% cerveja e o restante bebidas não alcoólicas.
A planta será instalada em terreno de 2,6 milhões de metros quadrados, às margens da BR-376, sentido Londrina. A fábrica, com 435 mil metros quadrados, será uma das mais modernas fábricas de bebidas do Brasil, com tecnologia de ponta. O início da produção está previsto para o final de 2014.
Segundo o vice-presidente de relações corporativas da Ambev, Milton Seligman, o governo do Estado tem estimulado a empresa a investir no Paraná. “De maneira positiva e moderna, o governo do Estado criou uma política criativa para poder atrair investimentos deste porte”, Seligman. “O governador Beto Richa tem dado atenção especial à empresa. Estamos cada vez mais próximos no diálogo com o governo”, ressaltou ele.
Seligman disse que o dinamismo da região dos Campos Gerais influenciou na escolha por Ponta Grossa. Ele destacou o fácil escoamento de produção, já que um forte que pesa na decisão é a logística, e a forte industrialização dos Campos Gerais, que é também polo de ensino e capacitação, com mão de obra qualificada.
A unidade da Ambev em Ponta Grossa será a maior produtora de cervejas e refrigerantes do Sul do Brasil e atenderá cerca de 80% das demandas da empresa no Paraná.
A Ambev possui unidades em Curitiba e Almirante Tamandaré e centros de distribuição direta em Curitiba, Francisco Beltrão e Londrina. Hoje a empresa emprega 15 mil pessoas no Paraná e sua cadeia produtiva gera 59 mil empregos diretos, indiretos e induzidos. No ano passado, a Ambev gerou R$ 1,12 bilhão em impostos no Estado – 15% a mais que no ano anterior.
A filial de Ponta Grossa também marcará o retorno da centenária cerveja Original à sua cidade natal. “Esse retorno tem de ser celebrado, afirmou Milton Seligman. Segundo ele, existe a ideia de, no futuro, a fábrica de Ponta Grossa concentrar as atividades da empresa no Paraná.