Geral

Notícia publicada domingo 17 dezembro 2017

Santa Casa festeja aniversário e recebe mais um quarto reformado

Gostou, compartilhe

No dia 8 de dezembro, uma data muito importante para os palmeirenses. O Hospital Santa Casa de Palmeira comemorou seus 67 anos de sua fundação com a entrega de mais um apartamento da maternidade foi reformado. Com a revitalização deste quarto com três leitos e banheiro, foi concluída a reforma da enfermaria da maternidade.

O último quarto pertencente a esta ala foi recuperado graças ao patrocínio em nome da senhora Hilda Gerber Bastos (mãe do Genilson Bastos), e do casal Sueli e Carlos de Araujo Silva. Segundo informações do vice-provedor do hospital, Jair Agottani Stadler, a próxima etapa será a reforma do posto de enfermagem da maternidade.

Ações

O vice-provedor disse que a diretoria do hospital vai realizar uma adequação da sala que receberá o aparelho de mamografia, com o revestimento das portas de chumbo, devido à radiação. Ainda estão previstos ações de substituição do assoalho de madeira para piso de concreto com revestimento de porcelanato e a reforma do Pronto Atendimento.

Início do Hospital

O início foi  com o Grêmio Vitória Régia que tiveram a ideia de fundar uma casa hospitalar na cidade de Palmeira, ficando nos registros a data de 15 de novembro de 1938. A senhora Eunice Baptista que fazia parte lutou muito para tal criação, ajudando a comprar o terreno na esquina das ruas Vicente Machado com Pedro Scherer, onde realizavam promoções (bailes) para arrecadação de sua construção. Mas, o terreno era pequeno para tal construção. Assim, Benjamin Malucelli, prefeito na época comprou terreno no atual endereço na rua Cel. Ottoni Ferreira Maciel, 166 e iniciou as construções. Devido a problemas burocráticos e financeiros a obra teve que ser interrompida, mas graças a voluntários entre outros fatores como o surgimento de verbas públicas chegou o dia da inauguração, um dia especial para a comunidade palmeirense.

Inauguração

Dia 8 de dezembro de 1950, dia dedicado a Nossa Senhora Imaculada Conceição padroeira da cidade foi comemorado às 16 horas a inauguração do Hospital de Caridade de Palmeira Santa Casa de Misericórdia, um grande público esteve presente constando na primeira ata lavrada por Fernando Perotta 203 assinaturas. Seus idealizadores foram Eunice Baptista, qual foi homenageada pela grande força de vontade para que este feito fosse realizado. Secundado notadamente pela família Chede Abrahão, Nascim Bacila, Marcos Baptista Malucelli foi o condutor das obras da construção, auxiliado pelos irmãos Pisoni que forneceram as pedras para os alicerces do prédio. Sendo provedor da casa na época João Chede que atuou de 1950 a 1951.

Primeiros médicos

Os primeiros médicos a exercerem suas atividades no hospital foram: Dr. Lamberto Laynes, Tadeu Grox e Dr. Jorge Amim Bacila que prestavam atendimento médico, cirúrgico, obstetra, pediátrico e ambulatoriais. Sendo auxiliados por um grupo de religiosas lideradas pela Irmã Eufrásia. A primeira paciente a ser internada foi Donatila Ferreira, no dia 11 de dezembro de 1950, e a primeira parturiente foi Cassimira Valczak Cury que deu à luz ao seu filho Salim Cury no dia 11 de fevereiro de 1951 de parto normal atendida pelo Dr. Jorge Amim Bacila.