Geral

Notícia publicada sexta-feira 23 janeiro 2015

363 vagas de emprego formal foram abertas em Palmeira em 2014

Gostou, compartilhe

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) divulgou na sexta-feira (23) os dados estatísticos do Cadastro geral de Empregados e Desempregados (Caged) relativos ao mês de dezembro de 2014 e de todo o ano passado. No município de Palmeira, foram abertas 363 vagas de emprego formal, com carteira assinada, durante o ano, com destaque para o setor de serviços, responsável pela criação de 197 destes novos postos de trabalho. Destaque, ainda para o fato de nenhum dos setores ter apresentado saldo negativo de empregos no ano anterior.

Durante todos os 12 meses do ano passado, os dados do Caged mostram que aconteceram no município 3.964 contratações com carteira assinada, enquanto o número de desligamentos de emprego formal foi de 3.601.

Além do setor de serviços, o da indústria também registrou desempenho significativo, com a criação de 106 novas vagas de trabalho formal durante o ano. Na sequência vem o setor do comércio, com 23 vagas abertas, a agropecuária, que criou 20 novas vagas, a construção civil, com 15, e a extrativa mineral, com duas vagas abertas no ano.

Os resultados de 2014 contrastam com os de 2013, quando foi registrado saldo negativo de empregos formais no município, com o fechamento de 285 vagas de emprego. Porém, é um resultado ainda distante do que foi registrado em 2012, quando os dados do Caged apontaram para abertura de 518 postos de trabalho com carteira assinada, e de 2010, com abertura de 552 vagas de emprego, no que foram os melhores resultados desde o início da pesquisa, no ano de 2006.

Durante os nove em que a pesquisa de emprego formal é realizada em Palmeira, foram criadas 2.577 vagas de trabalho. Apenas no ano de 2013 foi registrado saldo negativo, com fechamento de postos de trabalho.

Dezembro

Mesmo com o saldo positivo de empregos formais em 2014, o resultado do último mês do ano não condiz com a média mensal, visto que em dezembro o saldo foi negativo, com o cancelamento de 89 postos de trabalho em Palmeira. Aconteceram mais demissões do que contratações nos setores da agropecuária, serviços, comércio e construção civil, enquanto apenas o setor da indústria apresentou saldo positivo, abrindo 13 novas vagas de emprego no mês.