Curta você também
Geral
341 alunos de escolas de Palmeira participam da formatura do Proerd
Alunos de onze escolas de Palmeira participaram da solenidade de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), na tarde de quinta-feira (20), no Cine Teatro Municipal. Durante o primeiro trimestre do ano letivo de 2013, 341 estudantes palmeirenses foram atendidos no 1º ciclo do programa, totalizando mais de 5.000 proerdianos já formados na cidade.
Foram atendidos pelo Proerd, alunos das escolas municipais Jesuíno Marcondes, Imaculada Conceição, Gabriel Prestes, Eurides Teixeira de Oliveira, Clotário Santos, Queimadas, Colônia Maciel, Leonor Santos, Pedro Gross e Santa Bárbara de Cima, além da Escola Realeza. Todos puderam participar de atividades interativas e projetadas para estimular os estudantes a resolverem os principais problemas nesta fase de suas vidas.
Durante o transcorrer do curso, como parte das atividades em sala de aula, os alunos elaboraram redações, nas quais descreveram a importância de ficar longe das drogas e da violência, além de como se sentiram durante o Proerd. Cinco textos foram escolhidos e premiados. As redações escolhidas foram feitas por Willian França dos Santos Sousa (Escola Municipal Gabriel Prestes), Ana Paula de Oliveira (Leonor Santos), Alessandra Cardoso (Jesuino Marcondes), Mirela Bassani (Colônia Maciel) e Isadora Borcoski Costa (Pedro Gross Filho).
A solenidade de formatura do Proerd também contou com apresentação artística realizada pelos alunos da Escola Municipal Jesuíno Marcondes, com a Dança dos Arcos, juramento Proerd e execução da canção do programa, com coreografia. Várias autoridades estiveram presentes representando a administração municipal, Polícia Militar, Conselho Tutelar, escolas, além dos pais, alunos e outros.
Proerd
O Proerd começou como um programa de parceria entre o Departamento de Polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, e um distrito escolar da cidade, recebendo o nome de Drug Abuse Resistence Education. Dados estatísticos mostraram a alta eficiência do programa de prevenção baseando na tomada de decisões, estabelecimentos de valores e redução de problemas e estilos de vida positiva, incentivo a atividades positivas.
No Paraná o Proerd é desenvolvido pela Polícia Militar, em parcerias com as Secretarias Municipais de Educação e escolas. A cooperação entre polícia, escola e família resulta em atividades educacionais em sala de aula, durante um trimestre letivo, onde os estudantes recebem 10 lições, objetivando prevenir o uso de drogas e o uso da violência entre as crianças e os adolescentes.
As escolas, assim como as famílias, são essenciais para o bom desenvolvimento do Proerd, que em um trabalho conjunto, age em favor da criança, de suas famílias e das suas comunidades. Acreditando na parceria, o programa tem como ideal proporcionar o crescimento e o desenvolvimento global das crianças, tornando-as cidadãs críticas, com discernimento, capazes de ajudar no processo de construção de um país melhor.