Geral

Notícia publicada segunda-feira 13 janeiro 2014

2º Simpósio sobre a Colônia Cecília acontece em abril no Sítio Minguinho

Gostou, compartilhe

Programado para acontecer no dia 12 de abril, no Museu Sítio Minguinho, em Palmeira, o 2º Simpósio sobre a Colônia Cecília deve reunir pesquisadores e interessados no tema, a exemplo do que aconteceu na primeira edição do evento, realizada em 2012. Com inscrições já abertas, com taxa de R$ 50,00 e que podem ser feitas através do e-mail arnoldo_monteiro@yahoo.com.br, o simpósio tem programação prevista entre as 7 horas e as 16h30, com palestras, debates e visitas.

A partir das 7 horas acontece e a recepção e identificação dos participantes. Às 8 horas, Mílton Lopes, coordenador do Núcleo de Pesquisa Marques da Costa, do Rio de Janeiro, profere a palestra “Colônia Cecília e o anarquismo no Paraná, seguida de debate. Às 9h30, acontece visita à região onde se instalou a Colônia Cecília, entre os anos de 1890 e 1894. Depois, os participantes retornam ao Sítio Minguinho para almoço.

No período da tarde, a programação começa às 13h30, com a palestra “Colônia Cecília e o anarquismo no Brasil”, proferida por Alexandre Samis, professor do Colégio Pedro II e membro do Núcleo de Pesquisa Marques da Costa. Às 15 horas está prevista visita ao Memorial Colônia Cecília.

O pesquisador, escritor e proprietário do Museu Sítio Minguinho, Arnoldo Monteiro Bach, profere palestra “A Colônia Cecília”, às 15h30. Ele é também autor do livro “Colônia Cecília”, lançado em 2011. A última palestra da programação do simpósio, às 16h30, será proferida por Elizabeth Johansen, professora assistente do Departamento de História da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e diretora técnica do Museu Campos Gerais, sobre “Arquivo Cândido de Mello Neto: organização de um acervo anarquista”.

O 2º Simpósio sobre a Colônia Cecília é organizado pelo Museu Sítio Minguinho, Núcleo de Pesquisa Marques da Costa, Museu Campos Gerais, Instituto Histórico e Geográfico de Palmeira e Universidade Estadual de Ponta Grossa, através da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais, com apoio da Prefeitura Municipal de Palmeira e Academia de Letras dos Campos Gerais.