Geral

Notícia publicada sábado 25 março 2017

15% das cidades do PR tem Parque Tecnológico Virtual

Gostou, compartilhe

Quinze por centro das cidades paranaenses já contam com pelo menos um ativo tecnológico registrado na plataforma do Parque Tecnológico Virtual do Paraná (PTV Paraná), que pretende atrair e fixar empresas de base tecnológica em todo território paranaense.

Os 56 municípios com pelo menos um ativo tecnológico registrado estão espalhadas por todas as regiões do Paraná e variam desde as grandes cidades do estado, como Curitiba, Londrina e Maringá, às pequenas, como Santa Mariana, Peabiru e São Carlos do Ivaí.
O PTV Paraná centraliza os ativos tecnológicos e processos de negócios em uma plataforma única, reunindo institutos de ciência e tecnologia (ICTs), núcleos de inovação tecnológica (NITs), empresas de base tecnológica, incubadoras e parques tecnológicos, centros de promoção de empreendedorismo, entidades prestadoras de serviços tecnológicos e instituições de ensino e pesquisa.
A maioria dos quase 400 cadastros refere-se a “pessoas”, “organizações e empresas” e “projetos e iniciativas” – dentre os quais, projetos, propostas, realizações, empreendimentos e ações de inovação.
Municípios

De acordo com o Júlio C. Felix, diretor-presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), ao chegar a municípios de todos os portes pesquisadores e empresários de todas as regiões se encontram para gerar inovação. “A plataforma do PTV Paraná aproxima o empreendedor tecnológico aos ativos científicos e tecnológicos e de inovação do estado. Além de cumprir esse papel, a plataforma tem se mostrado uma grande ferramenta de informação de Ciência, Tecnologia e Inovação no Paraná”, pontua.
Catálogo de Inovação

Com a ferramenta, a sociedade paranaense pode conhecer os ativos tecnológicos do Estado, catalogados em sete categorias: Pessoas, Organizações, Programas e Incentivos, Projetos e Iniciativas, Produtos, Propriedade Intelectual e Serviços. A ferramenta também abre espaço para fóruns e para atualização de calendário de eventos.
Os empresários paranaenses podem, com a nova plataforma, informar suas demandas por soluções tecnológicas e conhecer as instituições mais adequadas para provê-las.