Curta você também
Destaques
11 km do Rio Iguaçu recebem ação de limpeza em Porto Amazonas
No último sábado (23), a Prefeitura de Porto Amazonas, através da Divisão do Meio Ambiente, promoveu o evento de limpeza no rio Iguaçu, que marcou Semana da Água e o Dia Mundial da Água. O evento, que limpou aproximadamente 11 km do rio, contou com a presença de aproximadamente 30 pessoas em 10 barcos e caiaque, Corpo de Bombeiros, Grupo Ambientalista Rio Iguaçu (GARI), Associação dos Recicladores de Porto Amazonas (ARPA), Prefeitura Municipal e voluntários. Ao todo foram retirados do leito do rio cerca de 300 kg de material, entre garrafas PET, isopor, calcados, capacetes, vidros, plásticos e pneus.
O rio Iguaçu é um dos mais importantes do Paraná, não somente por formar as Cataratas do Iguaçu, mas também por cortar todo o Estado. Infelizmente ele sofre com a poluição, sendo considerado o segundo rio mais poluído do Brasil, ao passar por Curitiba e sua região metropolitana.
Mesmo com toda a poluição, ao chegar nas proximidades de Porto Amazonas, o Iguaçu ganha vida, devido as inúmeras corredeiras que fazem com que a água se oxigene. O número de peixes saudáveis cresce e a partir deste ponto é considerado um rio piscoso por inúmeros pescadores, além de que a água do rio é utilizada para abastecer alguns municípios.
Todo o material coletado no rio será encaminhado para a ARPA, que fará a reciclagem e destinação adequada para os rejeitos.