Destaques

Notícia publicada quinta-feira 02 maio 2024

Usina de Itaipu comemora 50 anos de fundação e 40 anos de operação com diversas ações

Gostou, compartilhe

A Itaipu Binacional comemora em maio duas datas importantes: os 50 anos de fundação da empresa, no dia 17, e 40 anos de operação, no dia 5. Para festejar, a empresa preparou uma série de atrações voltadas para o público interno e para a comunidade de Foz e municípios da sua área de abrangência.

A grande atração para a comunidade será o show gratuito do cantor Jão, um dos principais nomes do pop no Brasil na atualidade. Ele se apresenta no dia 19, à noite, no Gramadão da Vila A, para toda a população de Foz e região.

Para o diretor-geral brasileiro, Enio Verri, “é um motivo de grande alegria comemorar essas datas tanto com os trabalhadores e trabalhadoras que ergueram a usina quanto com os atuais, que se dedicam com seu trabalho a manter a usina produzindo energia elétrica com excelência e de forma humanizada. Além disso também com a sociedade em geral, que acredita e abraça as diretrizes da gestão, com foco nas questões sociais e ambientais”.

Programação

O primeiro evento acontece já no dia 6, quando haverá uma cerimônia binacional para cerca de 900 empregados e empregadas das duas margens da usina, no Edifício de Descarga Central. Neste mesmo dia será feito um café da manhã para os empregados que atuam na Diretoria Técnica. Dois empregados aposentados, um paraguaio e um brasileiro, que participaram do giro da primeira unidade geradora, serão homenageados durante a solenidade.

Em 9 de maio acontece o tradicional jantar para os 53 empregados e empregadas que comemoram neste ano 15, 20, 25 ou 35 anos na empresa. Os trabalhadores e trabalhadoras com 15 anos de casa – 44 no total – farão, na manhã deste mesmo dia, o plantio de uma muda de árvore no Bosque do Trabalhador, uma tradição da Itaipu.

No dia 17 de maio, quando a empresa completa 50 anos de fundação, está prevista uma cerimônia de descerramento de placa comemorativa. Participarão do evento cerca de 1.500 empregados e empregadas, além de diretores, conselheiros e convidados.

Espetáculos

Para o público em geral, o Gramadão da Vila A vai esquentar no dia 19, com o show do cantor e compositor Jão, um espetáculo de drones e um show do grupo LightWire, conhecido pelas apresentações onde a luz ganha vida e, unida ao som e à dança, conta histórias cativantes.

Confirmado no Rock in Rio 2024, que acontece em setembro, Jão teve a maior estreia de um álbum no Spotify Brasil, somando mais de 8,4 milhões de plays no primeiro dia. Sua “Superturnê” está passando pelas principais cidades do mundo, além dos festivais internacionais Lollapalooza e The Town. A expectativa é atrair 50 mil pessoas no Gramadão, um dos pontos de encontro da comunidade de Foz do Iguaçu e região.

Dentro da programação de Itaipu para os moradores da região, o renomado ator Paulo Betti apresentará sua peça “Autobiografia Autorizada” em 15 municípios do Paraná. Também estão previstas exibições reduzidas do documentário dos 50 anos de Itaipu (Ação Itaipu em Cena) e da animação Lorax, em 20 municípios atendidos pelo Programa Itaipu Mais que Energia, 15 deles no Estado do Paraná e outros cinco no Mato Grosso do Sul.

Paralelamente, serão exibidos conteúdos alusivos aos 50 anos da Itaipu nos estandes institucionais montados em eventos patrocinados pela Itaipu Binacional.

Reservas ambientais

No dia 15 de junho haverá o Arraiá do Ecomuseu, no Refúgio Biológico Itaipu para marcar os 40 anos de criação das reservas ambientais. Próxima a data será também reinaugurado o Hospital Veterinário e haverá um evento científico para a área ambiental.

A Nanocorrida de aventura, tradicional prova entre os empregados da Itaipu que reúne corrida, remo e ciclismo, acontece no dia 29 de junho, também celebrará as marcas significativas que a Itaipu Binacional completa em 2024, como os 50 anos de produção de energia e da Segurança Empresarial, 40 anos dos Refúgios de ambas as margens e 30 anos do programa Reviver.

Existe ainda a previsão de fazer passeios ciclísticos comemorativos em Santa Helena e no Refúgio Bela Vista.

Foto: Kiko Sierich/PTI