Destaques

Notícia publicada sexta-feira 05 junho 2015

Tapete da procissão de Corpus Christi é feito com cobertores para doação a carentes

Gostou, compartilhe

Como acontece tradicionalmente no Dia de Corpus Christi, este ano celebrado na quinta-feira (4), uma procissão reuniu centenas de católicos em Palmeira. O tapete que é feito nas ruas por onde a procissão passa, em vez de serragem, flores e peça coloridas, foi composto por cobertores e endredons doados pela comunidade, os quais serão repassados a famílias carentes do município.

A concentração dos fiéis se deu logo pela manhã em frente à Igreja Matriz, na praça Mal. Floriano Peixoto, de onde a procissão saiu e percorreu a para, a rua 15 de Novembro e trecho da rua Santos Dumont até a frente do Ginásio de Esportes Durval Antônio de Freitas, onde foi celebrada missa.

Os tapetes de rua para a procissão de Corpus Christi são uma tradição e manifestação artística popular realizada por fiéis da Igreja Católica, confeccionados para a passagem da procissão. A tradição da confecção do tapete surgiu em Portugal e veio para o Brasil com os colonizadores. Os desenhos utilizados são variados, mas enfocam principalmente o tema Eucaristia.

Para confeccionar os tapetes são utilizados diversos tipos de materiais, tais como serragem colorida, borra de café, farinha, areia, flores e outros acessórios. No entanto, para incluir o gesto de solidariedade, em Palmeira o tapete da procissão foi confeccionado com cobertores e edredons, que serão doados a famílias carentes.

Fotos: Rádio Ipiranga

Corpus Christi 1

Corpus Christi 2