Curta você também
Destaques
Sessão solene do Parlamento Jovem encerra atividades de 2014
A Câmara Municipal de Palmeira realizou, na quinta-feira (5), a sessão solene de encerramento e premiação, da primeira edição do Parlamento Jovem de Palmeira. O evento contou com a presença de professores e diretores de escolas públicas e privadas, de secretários municipais e do prefeito Edir Havrechaki (PSC). Com o plenário lotado de estudantes de diversas escolas do município, os nove vereadores juniores, eleitos nas escolas e participantes do programa durante todo o ano, foram premiados com um notebook, entre outros brindes.
Os vereadores Mário Wieczorek (PP), idealizador do Parlamento Jovem, e Pastor Anselmo (PSD), fizeram pronunciamentos enaltecendo o trabalho efetuado, como a cooperação dos colegas vereadores nos trabalhos de apadrinhamentos.
“Acompanhei os trabalhos de implantação do Parlamento Jovem em todas as instâncias, desde conversas com os diretores de escolas, as eleições nas escolas, passando pelo minicurso dado aos vereadores juniores eleitos no início do ano, as palestras dadas aos alunos no segundo semestre, o jornalzinho do Parlamento Jovem e, agora, um livro para auxiliar na politização nas escolas. Sem contar o reconhecimento do trabalho da Câmara pelo Núcleo Regional da Secretaria de Estado de Educação, da Assembleia Legislativa do Paraná e do Senado Federal”, discorreu o vereador do PSD.
O presidente da Câmara, Fabiano Cassanta (PR), ressaltou que Palmeira foi tomada por uma onda de politização jamais vista, o que refletiu para reavaliação do trabalho dentro do próprio Legislativo. “O Parlamento Jovem é um divisor de águas na história de Palmeira, hoje podemos dizer, com tranqüilidade, que nosso trabalho é um exemplo para outros municípios. Considerando a quantidade de proposições elaboradas por estes jovens, que tiveram aplicabilidade para melhorar a vida do cidadão palmeirense, tenho a certeza que fizemos valer cada centavo investido na implantação deste programa”, disse Cassanta.
Amanda Rigoni Vida Baptista, parlamentar jovem, disse em seu discurso em nome dos demais que a politica é uma luta digna e o papel do Legislativo, enquanto representante da população, é buscar o consenso em benefício de todos, pois para garantir conquistas é necessário que cada um saiba ceder para alcançar o bem comum. “Tomando liberdade e falando em nome de todos nós, sei que podemos acreditar e confiar no Parlamento Jovem, esse projeto maravilhoso que tende a crescer e envolver cada vez mais jovens, todos a favor de Palmeira”, disse a vereadora jovem.
Mostrar a cara
O prefeito Edir Havrechaki disse que, quando estiver bem idoso ainda quer ouvir falar no Parlamento Jovem, como também falou que espera reencontrar com esses jovens no parlamento convencional. “Percebemos a falta de agentes políticos e lideranças, não só para ser candidato, mas para liderar comunidades e associações. Os jovens precisam mostrar a cara, estar debatendo e buscando melhorias para a nossa cidade. Percebi um tom de despedida na fala de vocês, mas este não é o fim, mas o começo de uma batalha, pois agora terão o conhecimento. A política é boa quando feita por pessoas boas em prol da comunidade palmeirense e foi isto que vocês fizeram aqui durante este ano”, disse o prefeito.