Destaques

Notícia publicada sexta-feira 13 março 2015

Secretário do Meio Ambiente diz que vai disciplinar deposição de entulhos

Gostou, compartilhe

Após ser contatado pela Gazeta sobre reclamação de moradores do loteamento Woyla Brudzinska, a respeito de deposição de entulhos e lixo em uma área no local, próxima ao rio Forquilha, o secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Palmeira, Luis Alfredo Slusarz, disse que vai agir no sentido de disciplinar a deposição de entulhos de construção, com proposta a ser apresentada às empresas que atuam no ramo em reunião marcada para a próxima segunda-feira (16).

O secretário disse saber que muitas cargas de entulho de construção são levadas para o interior do município, a pedido de moradores, para aterros e colocação como revestimento em estradas vicinais. Quanto ao problema apontado por moradores do loteamento na cidade, afirmou desconhecer a situação, mas confirmou que a deposição deste tipo de material precisa ser normatizada em Palmeira.

A reclamação encaminhada à Gazeta, acompanhada de fotografias, é com relação so despejo de entulhos, não só de construção, em uma área rua Thadeu Bruginski, quase às margens do rio Forquilha. Além de restos de materiais de construção e terra, também fora depositados ali restos de madeira, um colchão velho e outros materiais. A preocupação dos moradores é quanto à formação de um verto para insetos e animais nocivos, como ratos.

Relatam os moradores que o problema de despejo de entulhos e lixo no local não ocorreu uma única vez e que tem persistido. “Nos últimos dias registramos a presença de mais caminhões despejando material no local”, informou um morador.

Sem pavimentação

Além da queixa quanto à deposição de entulhos e lixo, os moradores também questionam o estado de abandono da rua, que não tem pavimentação nem calçada para pedestres, tomada por mato nas laterais e buracos no leito, dificultando o trânsito tanto de pedestres como de veículos. Para eles, a situação é crítica e vem de muitos anos.

Quanto a essa situação, a Secretaria de Planejamento da Prefeitura informa que já efetuou cadastro junto ao Ministério das Cidades para apresentação de projeto de pavimentação e urbanismo das ruas do loteamento. Para que isto se concretize, é necessária a apresentação por deputado federal de emenda ao orçamento da União que estime recursos financeiros para a execução. Já foram feitos contatos com parlamentares e a administração municipal diz estar na expectativa da apresentação da emenda.

Entulho (1)