Destaques

Notícia publicada segunda-feira 18 fevereiro 2013

Redução da tarifa de luz da Copel só deve ser percebida na fatura do mês de março

Gostou, compartilhe

A Copel aderiu ao plano de redução da tarifa de energia elétrica, junto com o governo federal e a tarifa da Copel para as residências vai ganhar um desconto de 18,12%. Para a indústria, a redução na tarifa é de até 32%. A nova tarifa passou a valer em 25 de janeiro, segundo a Copel, mas o cliente só vai perceber o desconto integral na conta de março, pois é preciso fechar um ciclo tarifário de um mês com a tarifa reduzida, de acordo com a companhia.

Para participar do plano de redução, a Copel renovou o contrato de transmissão que venceria em 2015, que corresponde a 86% das linhas de transmissão da empresa. Isso vai gerar uma perda na receita de transmissão de R$ 178 milhões por ano, mas é uma forma significativa de a Copel contribuir com a redução da tarifa.

O Estado do Paraná contribui com R$ 450 milhões para a redução da tarifa, que é o valor que deixará de arrecadar por ano com ICMS, face às novas regras do plano de redução da tarifa.

Com a conta de luz mais barata, a expectativa da Copel é de que os paranaenses economizam para outras despesas da casa. Além disso, com a energia mais barata, o Paraná deve crescer e mais empregos devem ser gerados, na visão da companhia.