Curta você também
Destaques
Queijos produzidos em Palmeira recebem prêmio dos melhores do Paraná.
Nesta quinta-feira (1º), aconteceu no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba a 1ª edição do Prêmio Queijos do Paraná. A premiação é promovida por um comitê, formado pelo Sistema FAEP/SENAR-PR, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), Sebrae-PR e Sindileite-PR, com apoio de outras 28 entidades.
A premiação visa reconhecer o desempenho e trabalho dos produtores artesanais ou industriais do Paraná, ela valoriza, e destaca, o que já faz parte da cultura da nossa cidade: uma experiência gastronômica única.
A avaliação dos queijos aconteceu em três fases, todas no MON. Na primeira – no período da manhã –, o júri avaliou os inscritos a partir de critérios técnicos e sensoriais, de acordo com a categoria inscrita. Ao longo da avaliação, cada queijo recebeu pontos de 0 a 20. Os produtos que obtiverem 18 pontos ou mais ficaram com a medalha de ouro. Com a prata ficaram aqueles com 16 pontos. E o bronze foi para os que atingirem 14 pontos.
Na segunda fase, no Auditório do MON, os queijos condecorados com medalha de ouro passaram por uma nova análise, em que os jurados escolherem os 10 queijos para receber o selo super ouro. Por fim, entre os produtos reconhecidos com o super ouro, foi escolhido, pelo júri, o melhor queijo desta primeira edição. Os queijos foram entregues codificados para manter a imparcialidade. Os jurados não tinham conhecimento sobre o município ou o produtor.
Dos 297 queijos inscritos, analisados pelo júri a partir de critérios técnicos e sensoriais, 9 queijos palmeirenses foram agraciados com as medalhas Super Ouro, Ouro, Prata e Bronze.
Agora, os vencedores poderão ostentar os selos das medalhas nas embalagens de seus produtos.
Confira os queijos palmeirenses premiados e seus produtores:
A Medalhas Super Ouro foi entregue para o queijo Tipo Appenzeller do produtor Cooperativa Agroindustrial Witmarsum, já a Medalha de Ouro teve como premiados o queijo tipo Nozinho da Queijaria Família Baptista e os queijos Pimenta Verde, tipo Gouda e o tipo Brie, ambos do Cooperativa Agroindustrial Witmarsum.
Os queijos palmeirenses premiados com a Medalha de Prata foram o Tipo Purungo (Caccio Cavalo) do produtor Laticínios Vanny e o queijo Minas Frescal, e Ricota Fresca do produtor Cooperativa Agroindustrial Witmarsum, por fim a Medalha de Bronze o queijo tipo Camembert do produtor Cooperativa Agroindustrial Witmarsum.
Em nota nas redes sociais a Prefeitura de Palmeira, através do Departamento de Cultura e Turismo, parabenizou todos os participantes e vencedores do evento.
Foto: Divulgação/Gilson Abreu/AEN