Curta você também
Destaques
Prefeitura de Palmeira vai testar uso de lâmpadas de LED na iluminação pública
A Prefeitura de Palmeira vai realizar testes com lâmpadas de LED na iluminação pública da cidade. Entre as vantagens apontadas para este tipo de iluminação, em comparação com lâmpada de sódio, a economia é de 75% e durabilidade de 50 mil horas, aproximadamente 10 anos, além de não agredir o meio ambiente. Considerada tendência na iluminação pública, as lâmpadas de LED devem se tornar comuns em várias cidades do Paraná nos próximos anos.
Com o uso de lâmpadas LED o gasto com manutenção também deve diminuir. A Prefeitura, através da prestadora de serviços que realiza a manutenção periódica, recebe cerca de 100 pedidos de manutenção de iluminação pública mensalmente (média de três por dia). Além do custo da reposição do produto, o gasto envolve também o deslocamento de equipe com caminhão e o tempo gasto com manutenção. A operação para trocar uma lâmpada, dependendo do reparo, leva em média 40 minutos. Outro grande ponto positivo é de cunho ambiental, pois, ao contrário da lâmpada de sódio, a de LED não possui metais pesados em sua composição.
A ideia do teste é para avaliar na prática como funciona a iluminação com esse tipo de lâmpada. Caso o sistema seja aprovado pela população, existe a possibilidade de o sistema ser adotado definitivamente em Palmeira. O teste não terá custos, já que a Prefeitura recebeu modelos de lâmpadas de cortesia para este fim. Duas delas serão instaladas, uma na rua 15 de novembro, em frente a praça Marechal Floriano Peixoto, e outra no entrono da praça. A fase de testes durará um mês.
O sistema inovador de iluminação já foi testado e adotado em outras cidades como Curitiba, Campo Largo, Carambeí, entre outras, que instalaram a nova iluminação em locais de grande aglomeração de pessoas, como parques, praças e logradouros públicos.