Destaques

Notícia publicada quarta-feira 11 março 2015

Motoristas reclamam de sinalização ‘confusa’ em ruas da cidade

Gostou, compartilhe

A nova sinalização vertical de trânsito na cidade, que teve a colocação de 500 placas concluída, segundo a Prefeitura de Palmeira, no último domingo (8), está provocando reações de motoristas. Muitos dizem que algumas placas confundem em vez de orientar. O maior volume de queixas é em relação a placas colocadas em vários cruzamentos de ruas que indicam sentido único de tráfego em locais que o condutor pode seguir em outro sentido.

O diretor do Departamento de Segurança e Trânsito da Prefeitura de Palmeira, Jovane Ferreira, explicou que a placa que está provocando dúvidas nos motoristas é regulamentada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), através de resolução emitida em 2005. Como ela nunca antes havia sido usada em Palmeira, agora, colocada nas ruas da cidade, provoca reações. “A placa indica que a via ou pista na qual está instalada tem apontado o sentido de circulação”, esclarece Ferreira.

Em rede social, um motorista postou fotos mostrando casos de sinalização confusa. Uma delas é no cruzamento das ruas Conceição e Coronel Macedo, onde uma placa, segundo ele, orienta que é permitido circular apenas em direção à rua Coronel Macedo. No mesmo local, uma placa sem utilidade mostra que é proibido circular pela rua Conceição em sentido à Igreja Matriz, mas ela somente seria vista por quem estivesse trafegando pela contramão na rua Coronel Macedo.

O mesmo motorista disse que foi até a Prefeitura Municipal procurar pelo prefeito para falar sobre o assunto, mas que acabou sendo atendido  por um assessor do prefeito, que teria dito a ele, em tom ofensivo, para “ser mais esclarecido e ter conhecimentos, pois há projeto aprovado e acompanhado pelo Detran”.

Quanto às placas antigas, O diretor do Departamento de Segurança e Trânsito disse que as mesmas serão retiradas a fim de evitar problemas. Com relação à nova sinalização ele destaca que foram também colocadas placas com informações referentes à vagas preferenciais para idosos, deficientes, cargas e descarga e tempo limite de estacionamento, tudo de acordo com as normas do Denatran.

Investimento

Ferreira informou, ainda, que os R$ 250 mil de custo da nova sinalização de trânsito, tanto vertical como horizontal, incluindo as faixas para pedestres, foram investidos pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR).  “A nossa principal preocupação era com a ausência de segurança e informação, devido à algumas placas terem sofrido ação do tempo e vândalos,” destacou o diretor do Departamento de Segurança e Trânsito.

Jovane Ferreira

Sinalização trânsito