Destaques

Notícia publicada terça-feira 15 outubro 2024

Juiz designado da 13ª Zona Eleitoral e promotor falam sobre o pleito em Palmeira e Porto Amazonas

Gostou, compartilhe

O Juiz Leonardo Souza que foi designado para a 13ª Zona Eleitoral de Palmeira para comandar o processo eleitoral de 2024 em Palmeira e Porto Amazonas, falou à reportagem da Gazeta de Palmeira sobre a eleição. Ele falou sobre como que foi para Justiça Eleitoral conduzir esse pleito eleitoral e quais foram os problemas ou desafios enfrentados. Leonardo Souza disse: “o procedimento eleitoral, tanto aqui em Palmeira como em Porto Amazonas transcorreu dentro do esperado, dentro da normalidade, claro que sempre há algum ou outro problema, uma ou outra rusga, mas a gente foi resolvendo, e estava tudo dentro do esperado, e transcorreu realmente com muita ordem. Tenho até que agradecer a todos os candidatos a prefeito e vereador, de ambos os municípios, pois dentro do esperado agiram com bastante cordialidade e foi uma eleição bastante pacífica. Desafiador foi que eu fui designado às vésperas da eleição, questão de vinte, trinta dias, como se diz, peguei o bonde andando. Mas rapidamente a gente já se adequou, já se adaptou e conseguimos conduzir todo o processo”.

Perguntado sobre os trâmites que a Justiça Eleitoral promove agora, junto com o Cartório Eleitoral, e os procedimentos pertinentes, ele disse que: “a apuração foi rápida, claro que é uma ou outra mídia retirada da urna que demora um pouquinho mais para chegar, pois fica em lugares mais distantes no interior do município. E Porto Amazonas chega cem por cento das urnas rapidamente”.

E agora vem a segunda etapa, após a apuração, totalização dos votos, os procedimentos que vão culminar na diplomação dos candidatos eleitos, e o juiz Leonardo Souza disse que deve ser em dezembro. A diplomação será para os eleitos ao cargo prefeito, vice-prefeitos e vereadores de Palmeira e Porto Amazonas. Segundo ele, a diplomação ainda será marcada a data, a depender dos próximos trâmites. E aí, uma vez diplomados os candidatos, com o documento que os habilitam a tomar posse, a mesma deve acontecer de acordo com a Lei Orgânica de cada município.

MP Eleitoral

Segundo o Promotor de Justiça Antônio Carlos Nervino, a atuação do Ministério Público Eleitoral nas eleições deste ano foi muita tranquila, para ele a população agiu forma muito ordeira participando do pleito, Nervino disse: “tivemos um único evento de infração eleitoral, e também uma situação bem tranquila, bem branda, nada muito grave, sendo rapidamente solucionada. Então, a população toda está de parabéns, tanto de Palmeira quanto de Porto Amazonas. Aos cargos eletivos também acho que ambas as partes, assim tanto os eleitores, quanto os concorrentes aos cargos eletivos se comportaram de uma forma exemplar. Durante a campanha também o Ministério Público não teve grandes preocupações, houve alguns processos, algumas reclamações eleitorais, mas que fazem parte do cenário da disputa eleitoral, nada de grave, nada de mais problemático, questões relativamente simples que foram rapidamente resolvidas também, foi muito tranquilo. Com relação à apuração, bem tranquila e rápida, isso é uma das grandes vantagens, da urna eletrônica”, salientou o promotor.

Foto: Moacir Guchert