Destaques

Notícia publicada terça-feira 20 janeiro 2015

Eleitorado cresce 12,7% e população aumenta apenas 5,1% nos últimos dez anos em Palmeira

Gostou, compartilhe

O crescimento do eleitorado do município de Palmeira foi de 12,7% nos últimos dez anos – período de 2005 a 2014, enquanto o aumento da população foi de 5,1% no mesmo intervalo de tempo. Em dezembro de 2005, eram 22.914 eleitores cadastrados em Palmeira pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Já em dezembro de 2014 o número de eleitores registrados pelo TSE era de 25.818. Quanto à população, em 2005 o Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estimava em 31.975 o número de habitantes, enquanto em 2014 a estimativa do órgão apontava para 33.613 moradores no município.

A divergência de crescimento percentual entre o eleitorado e a população pode criar alguns questionamentos., principalmente se um ou os dois órgãos responsáveis pelas estatísticas, ou o TSE ou o IBGE, não estariam divulgando informações desencontradas. Afinal, para o cadastro de eleitores é necessária a apresentação de comprovante de residência no município.

Nos últimos dez anos, o incremento de eleitores no município foi de 2.904 cidadãos, enquanto o de população, no mesmo período, foi de apenas 1.638 pessoas. Portanto, uma diferença de 1.266 em favor do eleitorado. Não há, portanto, uma proporcionalidade entre o aumento do eleitorado e o aumento da população do município.

Palmeira pode estar perdendo recursos financeiros caso a população esteja subestimada pelo IBGE. Acontece que o número de habitantes é um dos principais fatores tanto para o estabelecimento de quociente para distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), pelo governo federal, como dos recursos do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), sob responsabilidade do governo do Estado.